Açúcar: contratos futuros batem mínima de 3 anos e meio na ICE de NY
05-05-2025

Os contratos futuros do açúcar, listados na ICE Futures de Nova York, bateram a mínima de três anos e meio na última sexta-feira (2), chegando a ser negociados abaixo dos 17 centavos de dólar por libra-peso, refletindo, segundo analistas ouvidos pela Reuters, “o enfraquecimento das preocupações com a oferta e com o impacto da redução do crescimento global sobre a demanda”.

"A combinação de preocupações com a demanda e a ampla oferta do Brasil provavelmente continuará a pesar sobre os preços do açúcar", disse o Commerzbank na sexta-feira. Na semana, o contrato de maior liquidez da ICE chegou a desvalorizar 5,4%.

Ainda segundo a Reuters, “a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) disse mais cedo que seu índice de preços do açúcar caiu 3,5% em abril devido a temores sobre as incertas perspectivas econômicas globais”.

Na ICE Futures a sexta-feira (2) foi de alta na maior parte dos lotes do açúcar bruto, com a única exceção sendo o vencimento maio/26 que fechou em baixa de 1 ponto. A tela julho/26 fechou estável e os demais contratos fecharam em alta que variou entre 1 e 4 pontos. O contrato julho/25 foi comercializado a 17,20 cts/lb.

Relatório mensal o Citi previu que os preços da commodity devam ficar a casa de 19 cts/lb no próximo trimestre e em 20 cts/lb em 12 meses. "Ficamos neutros (para o açúcar ICE), já que a produção no Brasil e na Índia deve crescer significativamente".

Londres

Na ICE Futures Europe, de Londres, o açúcar branco caiu nas quatro primeiras telas e fechou em alta nos contratos de longo prazo. O vencimento agosto/25 foi contratado na sexta-feira a US$ 489,70 a tonelada, desvalorização de 4,10 dólares no comparativo com os preços da véspera. Já a tela outubro/25 caiu 3,50 dólares, contratada a US$ 479,30 a tonelada. Os demais lotes oscilaram entre baixa de 1,80 e alta de 1,60 dólar.

Fonte: Agência UDOP de Notícias