Açúcar pode ficar isento de tarifas nas negociações do Mercosul
06-11-2025
Embaixador brasileiro disse durante evento em Brasília que os países do bloco ainda discutem a possibilidade
Por Rafael Walendorff — Brasília
O embaixador Francisco Cannabrava, diretor do Departamento de Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, afirmou nesta quarta-feira (5/11) que os países do bloco sul-americano ainda discutem a possibilidade de incluir o açúcar no comércio livre de tarifas intrabloco. Ele apontou, no entanto, que a medida dependerá de estudos de viabilidade que serão feitos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Havia expectativa de que o açúcar pudesse ser incluído nas regras de livre comércio do bloco nas últimas reuniões, mas houve resistências.
"O que nós estamos fazendo agora não é uma negociação ainda para a inclusão do açúcar. O Brasil é muito pragmático. Sabemos que o setor do açúcar em outros países do próprio Mercosul tem sensibilidade, estamos atentos a isso. Precisamos encontrar maneiras de como trabalhar a inclusão do açúcar de uma maneira que seja boa para os outros também", afirmou a jornalistas após evento na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Segundo ele, é preciso olhar para toda a cadeia produtiva para avaliar a inclusão do produto no livre comércio. "A maneira que estamos trabalhando é pensar na cadeia produtiva, tanto a jusante quanto a montante. Compreendemos as sensibilidades dos países do Mercosul que não são tão competitivos no açúcar. Estamos num processo de trabalhar com estudo de viabilidade da inclusão do açúcar. O Banco Interamericano de Desenvolvimento vai fazer um trabalho sobre a viabilidade de incluirmos o açúcar", completou.
Fonte: Globo Rural

