Adecoagro aumentará a produção de biometano em quase seis vezes
01-08-2025

Segundo o Vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da empresa, Renato Pereira, a geração diária de biometano deverá saltar de 6 mil para 35 mil m³
A Adecoagro trabalha para aumentar em mais de cinco vezes a produção de biometano, visando reforçar cada vez mais sua estratégia de liderança na transição energética.
A declaração foi dada pelo Vice-Presidente de Açúcar, Etanol e Energia da empresa, Renato Junqueira Santos Pereira, em participação na Reunião Anual da Fermentec 2025.
Segundo Pereira, a geração diária de biometano pela companhia deverá saltar de 6 mil para 35 mil m³, o que poderá substituir cerca de 5 milhões de litros de diesel por ano.
“Hoje usamos menos de 5% da vinhaça que produzimos no Mato Grosso do Sul. Mesmo com a expansão, ainda estaremos utilizando apenas 25%, o que mostra o potencial gigantesco que temos”, afirmou. O projeto está sendo financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Atualmente, a Adecoagro já opera uma frota de 130 veículos leves movidos a biometano; 22 caminhões híbridos (40% biometano/60% diesel); 3 caminhões 100% biometano e 1 trator 100% biometano e 8 motobombas movidas exclusivamente pelo combustível limpo.
Na oportunidade, Pereira comentou que a Adecoagro também está avançando em outros projetos estratégicos como o diesel verde, em parceria com a Fermentec, que deve gerar novo combustível renovável.
Fonte: DATAGRO