Adecoagro faz oferta de US$ 600 milhões à YPF por 50% restantes na empresa argentina Profertil
02-12-2025
Companhia já havia acertado compra de 50% da Profertil que pertenciam à Nutrien
Por Camila Souza Ramos — São Paulo
A Adecoagro, companhia de agronegócios com atuação em vários países na América do Sul, apresentou uma proposta de US$ 600 milhões para comprar os 50% de participação da argentina YPF na Profertil, produtora de fertilizantes que lidera a fabricação de ureia granular da região.
A Adecogro já havia acertado a compra de 50% da Profertil em setembro, fatia que era da Nutrien. O valor de oferta de compra dos outros 50% apresentado à YPF é o mesmo do negócio fechado com a Nutrien. A proposta será analisada pelo conselho de diretores da YPF, que ocorrerá neste mês, e sua aprovação também está sujeita ao cumprimento de certas condições até 31 de dezembro.
Caso a transação seja concluída, a Adecoagro terá ao fim de todo o processo de reorganização societária 90% de participação na Profertil. Os demais 10% passarão a ser da Associação de Cooperativas Argentinas.
Para comprar a fatia da YPF, a Adecoagro vai utilizar recursos em caixa e uma nova linha de financiamento que já foi acertada, além de recursos de vendas de ações.
A compra da Profertil é a primeira tacada da Adecoagro em um negócio de "fora da porteira", sob seu novo acionista controlador, a Tether. Representante da plataforma de criptomoedas no conselho de administração da companhia, Juan Sartori disse em comunicado que a Tether está “animada para apoiar a Adecoagro nessa estratégia”. Sartori é diretor de projetos especiais da Tether e presidente do conselho da Adecoagro.
Segundo o sócio-fundador da Adecoagro e CEO Mariano Bosch, a Profertil se beneficia de uma localização estratégica na Argentina, no pólo petroquímico de Baía Blanca, e portanto próximo às fontes de energia e de gás natural que a permitem produzir amônia.
“Nós estamos alavancando as vantagens competitivas da Argentina para levar crescimento sustentável e criação de valor para nossos acionistas”, declarou Bosch, em comunicado.
O executivo afirmou ainda que a compra da Profertil “posiciona a Adecoagro como uma fornecedora chave para o setor agrícola regional, integrando um negócio com fundamentos robustos e geração de caixa consistente”.
Fonte: Globo Rural

