Adubação foliar resulta em ganhos de produtividade de 4 a 8 toneladas de cana por hectare
05-12-2019
A aplicação deve ser realizada em locais com alto potencial produtivo, canaviais de cortes mais novos e expectativa de elevada produção na safra seguinte
Várias são as ferramentas disponíveis na busca por produtividade e qualidade da cana-de-açúcar. A adubação foliar, tão presente em culturas como soja, milho, citrus e café, começa a ganhar escala no setor canavieiro. A técnica consiste na aplicação de micro (cobre, manganês, zinco, ferro, cloro, boro e molibdênio) e macronutrientes (nitrogênio, fosforo e potássio) diretamente sobre as folhas da cana durante seu período de maior desenvolvimento vegetativo, entre os meses de novembro e dezembro, aproveitando sua capacidade de absorção de nutrientes.
Rafael Otto: “A adubação foliar consiste na aplicação de micro e macronutrientes diretamente sobre as folhas da cana”
Foto: Leonardo Ruiz
O professor de adubos e adubação do Departamento de Ciência do Solo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), Rafael Otto, explica que a adubação convencional, via solo, apresenta baixa eficiência no uso dos nutrientes, pois processos como imobilização, lixiviação e volatização diminuem sua disponibilidade para as plantas. “Adubação via solo é uma prática rotineira no setor. Porém, o solo fixa e absorve esses nutrientes, tornando-os indisponíveis para a parte aérea das plantas. Assim, quando aplicamos via folha, não haverá contato dos nutrientes com o solo, o que aumenta a eficiência da absorção e, consequentemente, da adubação.”
Por esse motivo, mesmo em pequenas quantidades, a adubação foliar pode levar a ganhos de produtividade ao redor de 10%. Há, ainda, uma interferência positiva, mas menos constante, na qualidade da matéria prima. “Diversas usinas tem registrado ganhos que variam de 4 a 8 toneladas de cana por hectare (TCH)”, observa Otto.
Todavia, o pesquisador ressalta que a adubação foliar não deve ser vista como substituta, mas complementar/suplementar a adubação de base, visando fornecer nutrientes fundamentais ao acúmulo de biomassa durante a época de maior crescimento das plantas.
RECEBA GRÁTIS O CLIPPING DE NOTÍCIAS DA CANAONLINE. CADASTRE-SE NO SITE: WWW.CANAONLINE.COM.BR

