Agrícola Agrodoce passa a recolher palha da cana
14-07-2015
Até 2014, o GrupoZilor contava com a palha recolhida por um de seus produtores de cana para a produção de energia, a partir desta safra serão nove produtores, entre eles está a Agrícola Agrodoce, de Pederneiras, distante cerca de 30 quilômetros de Lençóis Paulista. Com 10 mil hectares cultivados com cana e produção por safra em torno de 640 mil toneladas, a Agrodoce se destaca pela qualidade no manejo com a cultura.
Sobre o fornecimento de palha para a Zilor, Júlio Márcio Pereira de Oliveira, diretor da Agrodoce, conta que esse novo plano do Grupo, que possibilita ampliar a aquisição de palha, reviu valores e ampliou a distância para fornecimento entre a indústria e o local de recolhimento de palha, o que acabou contemplando a Agrodoce.
Júlio Márcio explica que o processo de recolhimento é por enfardamento de palha picada no campo (a enfardadora recolhe a palha, pica e libera os fardos), a Zilor quer receber a palha picada para não ter a operação de tritura-la na indústria. Diariamente estão sendo recolhidosnos canaviais da Agrodoce de 60 a 90 toneladas de palha, com umidade em torno de 14,5%, cerca de 50% de palha permanece no solo. Júlio Márcio conta que a Zilor criou uma tabela com índices de impureza, por exemplo: palha com impureza entre 3% a 6%, serão descontados 10% do valor da tonelada. “Isso nos leva a melhorar cada vez mais o processo”, salienta. Os fornecedores de palha da Zilor acompanham online a quantidade de palha fornecida, grau de umidade e impureza.
Para o recolhimento de palha, Júlio Márcio diz que o investimento é alto, só a enfardadora que produz fardos com palha picada custa em torno de R$ 600 mil, depende do valor do dólar, pois é importada, para tracioná-la é necessário trator de 270 cavalos, fora os demais implementos, como aleiradores, mas a expectativa é que o negócio se pague em dois anos. Porém, Júlio alerta: recolhimento de palha com distância acima de 50 quilômetros não é viável. Também é preciso mensurar danos com compactação de solo e perdas agronômicas com a maior retirada da palha. Mesmo com esses obstáculos, a expectativa é aumentar o recolhimento nos próximos anos.
Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br