Agrícola JO obtém bons resultados com o Pré-Plantio Incorporado (PPI)
25-01-2017

“Não abro mão da incorporação, que garantirá que não haverá escape de plantas daninhas”, garante Sheryl
“Não abro mão da incorporação, que garantirá que não haverá escape de plantas daninhas”, garante Sheryl

Em 2015, 100% do plantio da Agrícola JO foi feito com o uso do PPI.

Uma das adeptas, e defensoras, do Pré-plantio incorporado(PPI) é a engenheira agrônoma da Agrícola JO, Sheryl Ivia Hauff. Ela conta que a flora infestante dos quase sete mil hectares da propriedade, localizada na região de Lençóis Paulista, é muito diversificada e intensa, fazendo com que o PPI seja a forma mais eficiente de obter um canavial limpo ao longo dos cortes. “Eu sou até suspeita para falar sobre essa modalidade de aplicação, já que sou fã dela e dos resultados proporcionados.” Em 2015, 100% do plantio da Agrícola JO foi feito com o uso do PPI.

Sheryl explica que tudo começa com a retirada dos restos culturais do último ciclo. Esse processo pode ocorrer de duas formas: se a área possuir alta infestação de pragas, será utilizado o eliminar de soqueira; caso contrário, a grade intermediária será o método adotado. “Além de preparar mecanicamente o solo para o plantio, esses processos acabam expondo o banco presente naquela área, pegando as sementes mais profundas e trazendo-as para a superfície”, explica.

E essa é a hora de entrar com os herbicidas, que poderão, inclusive, ser aplicados em doses maiores, pois não existirá a questão da seletividade para com a cultura. “Para esse processo, não abro mão do uso do Premerlin, que controla, com grande eficiência, as sementes de gramíneas daquela área.”

Sheryl diz que, desde que conheceu o PPI, nunca utilizou outro produto nessa modalidade que não fosse o da Adama. “O Premerlin encheu os meus olhos logo que vi os resultados dos trabalhos. Foi amor à primeira vista. Por isso, nunca me interessei em colocar outro herbicida no lugar dele.”

A engenheira agrônoma ressalta a importância da incorporação do Premerlin no solo, de 5 cm a 6 cm de profundidade. “Não abro mão da incorporação, que garantirá que não haverá escape de plantas daninhas.”

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.