Agrícola NovAmérica rotaciona diversas culturas numa mesma área e dá sobrevida biológica ao solo
24-08-2021
Máyra Martins Teixeira, Supervisora de Produção Agrícola da NovAmérica, será debatedora da live “O Manejo da cana e das culturas rotacionais”, que acontece em 25 de agosto
A empresa agrícola NovAmérica, com unidades em Tarumã, SP e Caarapó, MS, produz cerca de 6 milhões de toneladas de cana por safra. Sua missão é alcançar alta performance e desenvolvimento sustentável na produção de cana-de-açúcar, fornecendo uma matéria-prima com qualidade e confiabilidade. O foco da companhia está no aperfeiçoamento de um conceito chamado de agrossistema de produção de cana e grãos, que consiste no plantio de milho e soja nas áreas de renovação de canaviais.
Segundo Máyra Martins Teixeira, Supervisora de Produção Agrícola, ao rotacionar diversas culturas numa mesma área, o solo ganha uma sobrevida biológica, trazendo não somente benefícios agronômicos às culturas, mas como sustentabilidade e rentabilidade à produção agrícola como um todo.
Anualmente, são plantados cerca de oito mil hectares (ha) de grãos em áreas de renovação de canaviais, que somam 95 mil ha entre as duas unidades da companhia. “Em 30% da área de reforma, fazemos a dobradinha Meiosi com MPB + soja. No restante, rotacionamos milho e soja da forma tradicional.”
Entretanto, na NovAmérica não há pressa para voltar a cana-de-açúcar na área. Em 40% das áreas de reforma, a lavoura de grãos permanece por dois ciclos consecutivos até que os canaviais voltem a ser implantados no local. A gerente de produção de grãos, Máyra explica que o objetivo é a estabilização do volume de cana-de-açúcar e da biologia do solo.
Entre os benefícios decorrentes da adoção desse agrossistema de produção de cana e grãos, estão o aumento da fixação biológica de nitrogênio, quebra do ciclo de pragas, doenças e plantas daninhas, melhoria das propriedades físico-químicas do solo e diminuição da erosão e insolação. Este último, em função principalmente do plantio direto sobre a palhada das culturas.
Nas áreas em que este agrossistema foi implantado, Máyra salienta que estão sendo registrados aumentos significativos das produtividades agrícolas. “Na cana-de-açúcar, por exemplo, os ganhos variam de 14% a 16%.”
Máyra será debatedora na live: “Manejo da cana e das culturas rotacionais”, que a CanaOnline realiza em 25/08 a partir das 15h00 e contará com a participação de:
- Sérgio Nakagi – Produtor de cana, soja, milho, sorgo e amendoim. Fazenda Santa Irene, Jaboticabal, SP
- Máyra Martins Teixeira – Supervisora de Produção Agrícola da NovAmérica, Tarumã, SP
- Edilson Maia - Produtor Rural de Alagoas
- Denizart Bolonhezi - Pesquisador Científico (IAC-APTA)
- José Trevelin Júnior - Diretor da TCH Gestão Agrícola, Mato Grosso do Sul
- Matheus Torrezan - Líder de Cereais na Coplacana, Piracicaba, SP.
A transmissão da live é simultânea nos canais da CanaOnline, para conferir, basta clicar um desses links:
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZZhvwJ2Ldts
Facebook: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6834131328959553536/
LinkedIn: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2454174094726077/

