Agrícola Trevizoli utiliza muda pré-brotada para formação de canavial em área total
30-08-2021
Área total formada com MPB apresenta menor arranquio, sistema radicular mais desenvolvido, raízes mais profundas e produtividade de até 220 toneladas de cana por hectare
Em decorrência da sanidade e ganhos de produtividade alcançados pelas mudas pré-brotadas (MPBs), muitos questionam se não chegará o momento de serem plantadas em área total, em canaviais comerciais e não só na linha mãe da Mitosi (Método Inter-rotacional Transplantado Ocorrendo Simultaneamente) ou na formação de viveiros.
Durante a live: “A cana-de-açúcar e o show da Muda Pré-Brotada”, realizada pela CanaOnline, Mauro Alexandre Xavier, pesquisador científico do Instituto Agronômico (IAC) e um dos criadores da tecnologia de MPB, disse que vê essa possibilidade ser mais viável entre os fornecedores de cana, principalmente os que produzem MPB. E que isso já acontece.
É o caso da Agrícola Trevizoli, localizada na região paulista de Taquaritinga. De seus 500 hectares de canaviais (divididos entre área própria e arrendada) sai matéria-prima para abastecer a indústria da Usina Bonfim, pertencente ao Grupo Raízen.
A Trevizoli produz MPB para consumo próprio e figura entre os melhores viveiristas de mudas pré-brotadas do mundo, com uma média de produção de 5 milhões de MPBs de cana-de-açúcar por safra.
Renato Trevizoli, gestor administrativo da propriedade, participou como debatedor da live e falou sobre a experiência com o plantio de MPB em área total. “A colheita de nosso canavial somos nós que realizamos mecanicamente e fazemos isso com todo o cuidado para não danificar a soca e provocar arranquio. E há três anos, quando colhemos nosso primeiro jardim clonal que foi formado com 100% MPB em área total, percebi que não houve arranquio de soqueira. Isso me deixou intrigado, peguei uma cavadeira e cavei ao redor da soqueira e descobri que essa cana tem um sistema radicular bem mais desenvolvido e que as raízes estão pelo menos 30 centímetros mais profundas que a cana oriunda da formação de cana tolete proveniente de MPB”, contou.
Esse resultado os estimulou a realizarem plantio de MPB em área total, em 2019 plantaram mais de 20 hectares, em 2020 foram mais de 30 hectares. Mas Renato alertou que para essa prática compensar, é preciso que resulte em produtividade superior a 150 toneladas de cana por hectare, a Trevizoli tem áreas que batem 220 toneladas de cana por hectare.
Confira na gravação da live as sugestões de Renato Trevizoli: https://www.youtube.com/watch?v=LkdU6ICTHck&t=7460s
Fonte: CanaOnline

