Agrishow: John Deere testa trator movido a etanol nas fazendas brasileiras
30-04-2025

Ilustração
Ilustração

Motor foi calibrado com ajustes específicos de software para garantir alta performance, apresentando desempenho semelhante ao diesel, e contribuir para a redução das emissões, destaca a fabricante

Depois de apresentar o conceito do motor a etanol na edição de 2024 da Agrishow, a John Deere trouxe para a feira deste ano o trator 8R equipado com o protótipo – uma das soluções da companhia para oferecer alternativas energéticas mais limpas e acessíveis ao produtor rural.

"O maquinário está em testes de campo no Brasil e está sendo explorado nos segmentos de cana-de-açúcar e grãos, nos quais, atualmente, o etanol está prontamente disponível", disse, nesta segunda-feira (28), em Ribeirão Preto (SP), o diretor de vendas da fabricante no Brasil, Horacio Meza. "O motor foi calibrado com ajustes específicos de software para garantir alta performance, apresentando desempenho semelhante ao diesel, e contribuir para a redução das emissões."

De acordo com o executivo, o Brasil é um mercado estratégico para a produção global de etanol à base de cana-de-açúcar e milho, além de ser um dos maiores exportadores de grãos. Meza assinala que o foco inicial para a nova solução será no mercado brasileiro, que já conta com redes bem consolidadas de produção e distribuição de etanol. "É um protótipo maduro, mas ainda não podemos estipular uma data de lançamento comercial."

Fonte: Uagro