AgroQuatro-S trabalha para obter a Cana de 5 dígitos
22-07-2020

Tudo começa pelo plantio
Tudo começa pelo plantio

Confira detalhes sobre o manejo da cana-de-açúcar na AgroQuatro-S que visa a obtenção de cana de três dígitos de produtividade + dois dígitos de longevidade

Até neste momento da safra canavieira 2020/21, a AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, de Sales de Oliveira, SP, apresenta produtividade média de 120 toneladas por hectares em canaviais com média de 5,5 cortes. “Como adotamos o sistema de matriz de terceiro eixo (sistema de colheita que busca mitigar e reduzir a exposição dos canaviais a déficit hídrico, em especial daqueles com maior potencial de produção - cana planta e socas de segundo e terceiro corte), a partir de agosto iniciaremos a colheita nos canaviais mais longevos, que estão no oitavo e décimo cortes, com isso, a produtividade vai cair e deveremos fechar a safra com a média de 112 toneladas por hectare”, disse o pesquisar e produtor Saulo Castro, um dos sócios da AgroQuatro-S, em sua participação no webinar Solo Vivo e a Produtividade Canavieira, realizado pelo Grupo IDEA.

Saulo contou que esses bons números obtidos pela AgroQuatro-S são fruto do primeiro projeto que adotaram relacionado ao manejo do solo, iniciado em 2013, quando resolveram comparar o desempenho dos sistemas de plantio direto da cana com o plantio convencional.

Comparativo produtividade plantio convencional e plantio direto

No primeiro ano, os resultados foram praticamente idênticos, no segundo ano, o plantio direto apresentou resultado inferior ao plantio convencional. “Isso nos assustou, até pensamos em parar, mas a proposta era de um estudo de longo prazo, então, mantivemos a proposta. E acertamos, a produtividade das áreas de plantio direito foi aumentando. Resultado, nestas sete safras, a produtividade do plantio direto é de 5 toneladas por hectare a mais do que nos canaviais implantados pelo sistema de plantio convencional, que registrou média de 109 tch contra 114 tch d plantio direto”, salientou Saulo.

Áreas com plantio direto e rotação de cultura

Para chegar a esse resultado a AgroQuatro-S incrementou o projeto, em 2015, adicionou ao plantio direto a rotação de cultura. Perceberam que além do aumento de produtividade, passaram a construir um perfil de solo. Nas áreas com plantio direto + rotação de cultura foi encontrada a enzima arilsulfatase que promove vida ao solo, aumentando a atividade microbiana e sua biodiversidade.

Resultado de produtividade com plantio direto e rotação de cultura

Saulo explicou que essa construção de um perfil de solo, começa com o plantio mecanizado direto nas linhas da crotalária, as linhas laterais com crotalária são mantidas, no curto prazo, a crotalária oferece proteção ao solo e no longo prazo, com sua deterioração irá nutrí-lo. “É preciso estruturar o solo quimicamente, fisicamente e biologicamente. Se a cana tiver um sistema radicular bem formado, sentirá menos o impacto do corte mecanizado e haverá menor arranquio de soqueiras. Mas não adianta fazer um bom preparo, um bom plantio e manejo se não houver sistematização da colheita, não pode haver pisoteio nas linhas de cana.”

Confira a palestra de Sala: https://www.youtube.com/watch?time_continue=669&v=VXa-Lbz7H50

Fonte: CanaOnline