Alckmin destaca sustentabilidade e protagonismo brasileiro na Agrishow 2025
28-05-2025

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou neste domingo (27), na abertura oficial da 3ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto- SP, o compromisso do governo brasileiro com a sustentabilidade, a inovação tecnológica no agronegócio e a liderança do Brasil na segurança alimentar e energética global.

Alckmin apontou a sustentabilidade como eixo central das políticas públicas para o futuro, ressaltando o lançamento do programa "Combustível do Futuro", que prevê a ampliação da mistura de etanol anidro na gasolina, chegando a 30% inicialmente e, em uma segunda etapa, a 35%. "Os testes de eficiência foram positivos, e isso garantirá ainda mais espaço para o etanol brasileiro sem prejudicar o desempenho dos motores", explicou.

O vice-presidente lembrou que, quando governador de São Paulo, implementou medidas pioneiras de incentivo às energias renováveis, como a redução do ICMS sobre o etanol de 25% para 12%, menos da metade do imposto da gasolina. "Nossa meta é fortalecer uma matriz energética mais limpa e reduzir ainda mais a dependência de combustíveis fósseis", disse.

Outro destaque do discurso de Alckmin foi o estímulo à produção de biodiesel, cuja mistura obrigatória no diesel subiu de 13% para 14%, com expectativa de novos aumentos. Ele lembrou que o biodiesel pode ser produzido não apenas a partir da soja, mas também de culturas como dendê e girassol, diversificando a produção rural e gerando emprego na agroindústria brasileira.

Confira: