Alcoolvale promove encontro para aprimorar processos internos
14-10-2025

A equipe de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) da Alcoolvale se reuniu, no dia 7 de outubro, com representantes do setor de Suprimentos para discutir o Diagnóstico de Lacunas dos Processos de Operação e Cadeia de Suprimentos.
Entre os principais pontos da pauta estiveram os processos de compras emergenciais, compras via pré-ordem e os prazos de execução de cada etapa. O grupo destacou a necessidade de definir fluxos e prazos específicos para solicitações emergenciais, além de ajustar responsabilidades entre os setores envolvidos. O objetivo é reduzir o tempo total dos processos e priorizar o atendimento de compras para frotas paradas, evitando impactos nas operações.
Durante a reunião, foram apresentados os gargalos identificados em cada departamento e analisados os principais impactos causados pelos atuais procedimentos. A equipe levantou propostas de melhorias conjuntas para aumentar a eficiência operacional, otimizar a disponibilidade de materiais e reduzir atrasos em manutenções.
Segundo os participantes, o alinhamento entre PCM e Suprimentos é essencial para garantir o cumprimento dos planos de manutenção, reduzir o número de compras emergenciais e aumentar a previsibilidade de demanda de materiais.
Entre os resultados esperados estão a redução de compras emergenciais, a melhoria no cumprimento dos planos de manutenção, o aumento da disponibilidade de equipamentos e a maior integração entre as áreas, fortalecendo o planejamento estratégico da empresa.
Fonte: Alcoolvale