Alexandre Andrade Lima está no livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”
06-08-2024

O livro é um “catálogo digital” com a análise de especialistas sobre a evolução do setor bioenergético e o registro de personalidades que contribuem e contribuíram para essa evolução

Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), produtor de cana e com uma longa trajetória como representante de entidades de classe, Alexandre Andrade Lima afirma ter sido “picado” pela mosquinha do cooperativismo desde cedo. “Logo quando assumi a presidência da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) em 2010, realizei uma visita a Cooperativa Pindorama, de Alagoas. Ali percebi que, juntos, somos muito mais fortes”, contou durante sua participação na live.

Naquele mesmo ano, Alexandre criou a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana (Coaf) – da qual também é presidente - com o objetivo de comercializar insumos para os produtores a preços acessíveis. A entidade desenvolve tecnologia junto ao fornecedor, oferecendo um diferencial competitivo, respeitando o meio ambiente e introduzindo um conceito de cooperativismo até então inexistente na região.

Conceito que foi levado ainda mais adiante em 2015, quando a Coaf cria sua primeira filial para arrendar, reativar e gerir a antiga Usina Cruangi, em Timbaúba-PE, fechada pela crise aguda do setor bioenergético nacional. “Através do trabalho duro e muita união, a Coaf tem garantido o melhor preço da cana para os fornecedores, além de bonificações, distribuição das sobras do faturamento e pagamento de 100% dos Créditos de Descarbonização (CBIOs) no âmbito do RenovaBio”, detalha Lima.

Positivo, esse modelo de negócio passou a ser replicado desde então, sendo essencial para perpetuação da atividade canavieira no Estado, especialmente daquela exercida pelos pequenos e médios produtores. Em Ribeirão-PE, a CoafSul opera a antiga usina Estreliana desde 2020. Já a CoafVale recebeu em abril de 2024 aval judicial para administrar a usina Pumaty, de Joaquim Nabuco-PE. O arrendamento terá duração mínima de 10 anos.

Alexandre é um dos personagens do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, produzido pela equipe da CanaOnline. Seu primeiro lançamento será em 14 de agosto na 30ª Fenasucro & Agrocana.