Alta Mogiana adota sistema MPB para aumentar a eficiência e reduzir custos
11-11-2015

A Usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra, SP, também está adotando o sistema de mudas pré-brotadas (MPB) para aumentar a eficiência do plantio e reduzir custos.“ Buscamos uma muda sadia por meio do MPB, e, assim, implantar o canavial de forma menos cara e mais eficaz”, diz Nazareno Hilário Gonçalves, diretor agrícola.

Mais de 90% das mudas de MPB manuseadas pela Alta Mogiana seguem para a formação de viveiro secundário. A empresa já destinou algumas mudas para cobrir falhas de cana-soca em área comercial, além de formar uma pequena área comercial com mudas pré-brotadas. No total, a unidade já plantou quase 2 mil hectares com mudas MPB, plantadas 100% com máquina, utilizando dois modelos diferentes de transplantadoras existentes no mercado.

“Fizemos MPB no ano passado em 300 hectares. Neste ano já colhemos alguma coisa em áreas de soca, mas ainda não tivemos colheita de MPB plantados direto para colheita. Parece ser uma tecnologia promissora, “ diz Hilário,que espera começar a colher benefícios com MPB em área comercial em 2017. “Se conseguirmos voltar à produtividade igual a que tínhamos quando plantávamos manualmente já ficaremos satisfeitos.” A Alta Mogiana já teve produtividade superior a 100 toneladas por hectare, nesta safra será de 84, sendo que a média de cinco cortes é de 87 toneladas por hectare.Segundo ele, a Alta Mogianatem intensão de investir em MPB em área comercial, mas para isso, é preciso que haja redução de preço. A empresa adquire as mudas de vários fornecedores.
Veja matéria completa na editoria Holofote na nova edição da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets esmartphones – www.canaonline.com.br