Altamente tecnificado, produtor mineiro almeja as 20 toneladas de açúcar por hectare
15-09-2021

Tratamento no sulco de plantio e Terceiro Eixo estão entre os segredos da alta produtividade dos canaviais de Daine Frangiosi. Foto: Leonardo Ruiz
Tratamento no sulco de plantio e Terceiro Eixo estão entre os segredos da alta produtividade dos canaviais de Daine Frangiosi. Foto: Leonardo Ruiz

No dia 15 de setembro, às 19h, Daine Frangiosi participará da live “O olho do dono engorda o canavial”

Leonardo Ruiz

O produtor rural Daine Frangiosi faz parte do quadro de produtores ícones do setor sucroenergético nacional, o que se deve ao seu jeito especial de cuidar do desenvolvimento da lavoura. Adepto de inovações e práticas sustentáveis, alcançou uma média de produtividade de 122,88 toneladas de cana por hectare (TCH) na safra 2019/20.

Um dos trunfos da alta produtividade dos canaviais de Frangiosi é o tratamento realizado no sulco de plantio. O produtor aposta em produtos químicos e biológicos de alta performance e variados modos de ação, possibilitando que a cana possa brotar e se desenvolver equilibrada, sadia e vigorosa em um ambiente livre de mato competição, pragas e doenças.

Outro segredo de Daine é o uso da matriz tridimensional de colheita, popularmente conhecida como “Terceiro Eixo”. O sistema consiste em colher os canaviais seguindo uma lógica de idade, iniciando a safra com as canas mais novas e finalizando com as mais antigas.

Ele confessa que, no início, achou a ideia um tanto estranha, pois ela abandona o conceito tradicionais de canas precoces, médias e tardias. Com a Matriz do Terceiro Eixo, uma cana tardia pode acabar sendo colhida no começo da safra. “A dúvida acabou a partir do momento em que coloquei o sistema em prática e comecei a enxergar os benefícios. Logo no primeiro ano, minha produtividade saltou de 70 toneladas de cana por hectare (TCH) para 86 TCH. A partir dali, só acima dos três dígitos.”

Daine afirma que o foco atual de seu trabalho tem sido TAH (Toneladas de Açúcar por Hectare) em vez de TCH (Toneladas de Cana por Hectare). "No ciclo 2019/20, obtive uma média de 16,56 TAH. Porém, meu objetivo a longo prazo é chegar a 20 TAH. Para tal, tenho investido bastante em pesquisa para encontrar novas e produtivas variedades e as melhores técnicas de manejo."

No dia 15 de setembro, às 19h, o produtor rural participará da live “O olho do dono engorda a lavoura”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Alexandre Landim Garcia – Pecuarista e produtor de cana, milho e soja em Angélica/MS. É também presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar do Estado de Mato Grosso do Sul (SULCANAS);

* Vinícius Cansanção - Produtor rural na Fazenda Riacho do Meio, em Teotônio Vilela/AL

* Daine Frangiosi – Produtor Rural e diretor-presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido-MG (Canacampo)

Hugo Cagno – Diretor-Executivo do Grupo Humus e da Usina Vertente

* Leonardo Beltrão - Produtor rural na Fazenda Chapéu de Couro, Coruripe/AL

Serviço

Live “O olho do dono engorda a lavoura”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (15/09), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2472346509575502/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6841735893175410688/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wnsrNc_cKaw