Alunos do Plugado fazem visita especial à Usina Estiva
11-07-2025
Um dos momentos mais esperados, a visita é parte do processo de formação dos alunos do Plugado e lhes apresenta onde o conhecimento do projeto pode ser aplicado em seu futuro profissional.
A turma 2025 do projeto Plugado fez a sua tão esperada visita à Usina São José da Estiva. As lições sobre informática e tecnologia da informação começam em sala de aula e a visita à Usina São José da Estiva torna mais clara as possíveis áreas onde o aprendizado do Plugado pode ser aplicado no futuro profissional destes jovens inteligentes e muito curiosos.
Composta por 45 crianças, a partir de 9 anos de idade, filhos de colaboradores da Usina, a turma estava animada e cheia de perguntas. Acompanhados da professora Vanessa Minari e da pedagoga Ana Cláudia Melhado, os alunos começaram a aventura na Assistência, logo pela manhã. O ônibus os levou direto para a lavoura onde Gilmar Vieira Júnior, líder de Produção Agrícola, os esperava.
A primeira etapa da visita os levou para ver de perto a colheita da cana. O processo é todo mecanizado, feito por máquinas modernas, que possuem computadores de bordo e fazem parte de um amplo sistema de monitoramento que acontece no Controle de Operações Agrícolas (COA). Joaquim Carlos Silva procurava fazer todas as perguntas que podia. “É possível monitorar os caminhões em tempo real”, quis saber o aluno. Gilmar respondeu a todas as perguntas com alegria. “É gratificante receber esta turma tão interessada em aprender e fico feliz em poder participar deste momento”, contou Gilmar que também foi aluno Plugado quando criança.
A curiosidade do Joaquim era a mesma de Leonardo Rodrigues do Prado, que adorou saber como tudo acontecia. “Também gostei de saber como funciona a indústria”, afirmou.
Na Usina Estiva, os alunos foram recebidos pelo encarregado de Planejamento e Controle Industrial, Yuri Pavini, que os levou para um tour passando pelo parque de tanques, armazém de açúcar, moenda, fábrica, destilaria e caldeira. O passeio foi feito dentro do ônibus, de modo seguro e confortável. “Foi muito bacana receber as crianças do Projeto Plugando aqui na Usina. Parabéns à empresa pela iniciativa de abrir as portas e mostrar, de forma leve e educativa, como funciona a nossa indústria”. Yuri parabenizou os responsáveis pelo projeto, além da equipe da Usina que acompanhou os visitantes, e lembrou que ele já esteve no mesmo lugar dos alunos. “Quando eu era criança, também tive a oportunidade de fazer essa visita com a escola onde estudava. Hoje, poder estar do outro lado, recebendo essa nova geração, foi realmente marcante”, afirmou feliz.
Felizes estavam os alunos. Elisa Gabriel Dias conta o que sentiu. “Adorei conhecer a Usina e achei tudo muito legal”. Alice Barbosa Saconato contou que gostou de tudo também. “Gostei da máquina de cortar cana e de aprender como se faz açúcar e etanol”, disse ela.
Ana Cláudia agradeceu o empenho de todos para permitir estes momentos às crianças. “É sempre bom promovermos este momento para os alunos, que ficaram muito felizes”, afirmou Ana Cláudia, agradecendo também à empresa por todo apoio ao Plugado.
Todas as etapas da visita foram coordenadas por Kauan Fugimoto e Lara Vieira, da equipe de Eventos e Comunicação.
Fonte: Usina Estiva

