API recua e se opõe a projeto que amplia vendas anuais de gasolina E15 nos EUA
22-10-2025

Decisão evidencia aumento das tensões entre setores de petróleo e etanol após breve período de cooperação
O Instituto Americano de Petróleo (American Petroleum Institute – API) anunciou nesta terça-feira (21) sua oposição à legislação que propõe expandir as vendas anuais da gasolina E15, que contém 15% de etanol em sua composição — uma mistura superior à E10, atualmente predominante no mercado norte-americano.
A mudança de posição da entidade representa uma reversão significativa e expõe as tensões crescentes entre as indústrias de petróleo e etanol nos Estados Unidos, após um curto período de cooperação política e setorial.
No início deste ano, a API havia se aliado a legisladores de estados agrícolas e produtores de biocombustíveis para apoiar mandatos mais rigorosos de mistura de combustíveis renováveis e um projeto de lei para permitir a venda do E15 durante todo o ano. Em contrapartida, o grupo esperava restrições a um programa federal que autoriza pequenas refinarias a evitarem as obrigações de mistura de biocombustíveis.
Agora, a API afirma que não é contra a comercialização permanente do E15, mas argumenta que o atual projeto de lei precisa ser acompanhado de outras medidas estruturais que levem em conta as mudanças recentes no mercado de combustíveis.
Fonte: DATAGRO