Aplicar inseticida com a vinhaça localizada traz benefícios para a cana-soca
10-06-2021

Operação de Aplicação de vinhaça localizada passa a ter mais vantagens ao adicionar um inseticida no processo
Operação de Aplicação de vinhaça localizada passa a ter mais vantagens ao adicionar um inseticida no processo

Estudo será apresentado durante evento online “Inovamos junto com você no controle de Sphenophorus levis”, a ser realizado pela Syngenta no dia 17 de junho, às 19h

Leonardo Ruiz

O uso da vinhaça, coproduto da destilação do etanol, como fertilizante é um grande aliado para a obtenção de canaviais mais produtivos. Embora a forma mais comum de aplicação seja por meio de adutoras, muitas usinas e agrícolas estão optando por uma aplicação localizada diretamente sobre a linha de cana, com grandes benefícios agronômicos, econômicos e ambientais.

Uma pesquisa conduzida pela Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu/SP, busca validar os benefícios decorrentes da aplicação de um inseticida junto à vinhaça localizada. De acordo com o professor da FCA/UNESP, Caio Carbonari, entre as vantagens observadas até o momento, destacam-se a não necessidade do corte de soqueira, o aproveitamento da operação e uma melhor distribuição do inseticida sobre o solo, mesmo em áreas com presença de palha. “Essa modalidade de aplicação é recente e inovadora, mas que vem ganhando espaço no setor. Por ser algo novo, nem todos os tipos de produtos foram avaliados, mas alguns já demonstraram alto grau de eficiência nesse manejo.”

Um desses produtos é o Engeo Pleno, da Syngenta. Aliando o Tiametoxam ao Lambda-cialotrina, o inseticida se destaca por ser o único capaz de controlar tanto o Sphenophorus levis quanto a cigarrinha-das-raízes com apenas uma aplicação, gerando economia no custo operacional e aumento de produtividade. “Graças à sua formulação – com ativos microencapsulados - e às suas características físico-químicas, o Engeo Pleno possui alta compatibilidade para ser aplicado junto à vinhaça, sendo altamente estável e com uma excelente passagem pela palha, mesmo em períodos de seca, fazendo com que essa modalidade se torne ainda mais vantajosa em anos de alto déficit hídrico, como o que estamos vivendo atualmente.”

No dia 17 de junho (quinta-feira), às 19h, o professor da FCA/UNESP dará mais detalhes desse estudo durante o evento online “Inovamos junto com você no controle de Sphenophorus levis”, a ser realizado pela Syngenta. A encontro reunirá importantes especialistas do mercado para falar deste assunto tão relevante para a cultura da cana. O evento será transmitido ao-vivo pelos canais do YouTube da CanaOnline e da Syngenta.

Serviço:

“Inovamos junto com você no controle de Sphenophorus levis

Data: 17 de junho (quinta-feira), às 19h

Palestrantes:

- Caio Carvalho, Diretor da Canaplan, Diretor da Alto Alegre, Diretor da UDOP e Conselheiro da UNICA;

- Caio Carbonari, Professor da FCA/UNESP Botucatu;

- José Francisco Garcia, Sócio-diretor da Global Cana;

- José Carlos Rufato, DTM Syngenta;

Endereço: Transmissão simultânea nos canais do YouTube da CanaOnline (www.youtube.com/c/CanaOnline100) e da Syngenta (https://www.youtube.com/user/SyngentaBrasil)