Aplicativo Conecta Biometano SP chega à marca de 100 cadastros e fortalece ecossistema do biogás
06-08-2025

Planta de biogás da Cocal com produção de biometano, em Narandiba, São Paulo
Planta de biogás da Cocal com produção de biometano, em Narandiba, São Paulo

App se consolida como ferramenta estratégica para a cadeia de suprimentos do biogás, criando oportunidades de conexão entre produtores e consumidores

Idealizado para conectar representantes do ecossistema da cadeia de suprimentos de biogás e biometano, o aplicativo  Conecta  Biometano SP chegou à marca de 100 cadastros, após seu  lançamento em 5/6, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em São Paulo. A versão para celular da plataforma, disponível para download gratuito nas lojas virtuais  Google Play   e   Apple Store , se consolida como uma ferramenta estratégica para fortalecer a cadeia do biogás e do biometano, criando oportunidades de conexão e negócios entre produtores, comercializadores, transportadores, consultores de projetos, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, instituições de ciência e tecnologia, bancos, entre outros stakeholders. 

O Conecta Biometano SP é mais uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) para incentivar projetos de transição energética nos setores público e privado. O desenvolvimento da tecnologia é fruto de uma parceria entre a Semil e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à SDE. 

O serviço foi criado para conectar representantes do ecossistema da cadeia de suprimentos de biogás e biometano interessados em desenvolver projetos de descarbonização. O objetivo é permitir que empresas e gestores públicos encontrem com facilidade parceiros e fornecedores para projetos de transição energética com uso do biometano. “A falta de uma plataforma centralizada para conectar os múltiplos stakeholders que integram esse grande ecossistema do biometano dificultava a identificação de parceiros e a concretização de negócios. O aplicativo surge como uma solução para essa lacuna, facilitando a interação e a criação de sinergias”, explicou Marisa Barros, subsecretária de Energia e Mineração da Semil. 

O sucesso inicial do Conecta Biometano SP reflete a demanda latente por uma plataforma que articule o ecossistema do biogás limpo e renovável. “Ao oferecer um ambiente para conexão, geração de negócios e acesso a informações, o aplicativo se posiciona como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento do setor, contribuindo significativamente para a transição energética e a descarbonização no estado de São Paulo e, potencialmente, em todo o Brasil”, completa.   

Entre os cadastros na plataforma está a Cocal, companhia que produz etanol, energia elétrica, biometano e outros produtos do setor sucroenergético. “Esse aplicativo representa uma importante contribuição do governo de São Paulo para a expansão do biometano em diversos setores da economia. Essa colaboração entre os agentes públicos e privados é fundamental para avançarmos na transição energética brasileira. Temos certeza de que será uma ótima ferramenta para novos negócios e interações com outras empresas que compartilham o compromisso com a sustentabilidade”, afirmou André Gustavo Alves, diretor comercial e de novos produtos da empresa.  

“O Conecta Biometano SP é uma iniciativa inovadora e muito bem-vinda para quem acredita na força deste biogás como vetor da transição energética. A plataforma aproxima os agentes do setor, acelera parcerias e dá visibilidade aos projetos que estão nascendo em todo o estado. É uma ferramenta estratégica, e já estamos mapeando novas oportunidades de conexão com produtores e consumidores, fortalecendo nossa missão de levar energia limpa, competitiva e sustentável para mais regiões de São Paulo”, afirmou José Eduardo Moreira, CEO da Necta Gás Natural. 

Aposta no biometano 

Enquanto o gás natural de origem fóssil é extraído diretamente de reservatórios geológicos, o biometano é um biocombustível derivado da purificação do biogás — gás bruto cuja composição contém metano, obtido a partir de resíduos orgânicos agrícolas, de aterros sanitários, entre outros (matéria-prima renovável). Esse combustível é uma das apostas de São Paulo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente porque o Estado é o maior produtor nacional de etanol. O processo de produção de etanol também gera vinhaça, resíduo utilizado como matéria-prima para a fabricação do biometano — uma das opções mais viáveis para a descarbonização da indústria e dos transportes pesados nos próximos anos. 

Certificado de Garantia de Origem do Biometano Paulista 

Semil abriu, no dia 29 de julho, uma consulta pública para a criação do Certificado de Garantia de Origem do Biometano Paulista. Com essa iniciativa, São Paulo torna-se o primeiro estado brasileiro a fomentar o mercado de atributos ambientais do biometano, por meio de um instrumento voluntário com apelo econômico. A proposta busca coletar contribuições de agentes do setor e demais interessados, a fim de desenvolver um mecanismo que fortaleça a rastreabilidade e o mercado do biometano no Estado. 

O certificado visa dissociar o atributo ambiental do biometano da molécula física do gás, garantindo segurança jurídica para que empresas possam contabilizar a redução de emissões de GEE em seus inventários. A medida deve impulsionar a transição energética e oferecer uma solução voluntária para consumidores de gás natural que desejem compensar suas emissões. A consulta apresenta diretrizes para a criação do certificado e toda a governança envolvida — como a emissão, as transações e a plataforma onde essas transações ocorrerão. As contribuições devem ser enviadas por meio deste link até às 18h do dia 27 de agosto.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo