Após 2 anos, usina de etanol recebe autorização para operar em Paranaíba
04-08-2025

Usina Cedroestá instalada no km 62 da BR-158, na zona rural de Paranaíba (Foto: Divulgação/Biosul)
Usina Cedroestá instalada no km 62 da BR-158, na zona rural de Paranaíba (Foto: Divulgação/Biosul)

Grupo Pedra Agroindustrial S/A, de Andradina (SP), havia anunciado a aquisição da planta em 2023

Por Cassia Modena

A Usina Cedro recebeu autorização para começar a operar em Mato Grosso do Sul. A autorização foi publicada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) na edição de quinta-feira (1º) do Diário Oficial da União e entra em vigor na data da publicação.

A planta foi adquirida em 2023 pela Pedra Agroindustrial S/A, de Andradina (SP), e fica em Paranaíba. Ela está apta a produzir 1.400 m³ de etanol hidratado e 850 m³ de etanol anidro a partir da cana-de-açúcar.

O documento da ANP atesta que foram cumpridas todas as exigências legais, ambientais e de segurança para o início das operações.

“O início das operações da Usina Cedro representa a realização de um projeto planejado e construído com muito trabalho, responsabilidade e compromisso. Esta unidade nasce com um propósito claro de produzir energia limpa, gerar desenvolvimento local e contribuir de forma concreta para um futuro mais sustentável”, destaca o superintendente da Pedra Agroindustrial, Luiz Roberto Kayzel Cruz.

O projeto prevê a geração de 1.200 empregos diretos e indiretos. A usina está instalada no km 62 da BR-158, zona rural do município, onde antes era Usina Orbi Bioenergia.

Setor - Mato Grosso do Sul é um dos líderes nacionais na produção de energia limpa e renovável, com destaque para a produção de etanol, açúcar e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho.

Segundo dados da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o Estado tem 22 usinas de bioenergia em operação e cerca de 50 fornecedores de cana, responsáveis por mais de 30 mil empregos diretos em mais de 40 municípios.

Ainda de acordo com a pasta, o setor de bioenergia de Mato Grosso do Sul registrou produção histórica de 4,2 bilhões de litros de etanol na safra 2024/25, mantendo o estado como quarto maior produtor do País.

Fonte: Campo Grande News