Após secas, usinas do centro-sul adotam irrigação por gotejamento para mitigar riscos e elevar viabilidade econômica das áreas
15-02-2022
No dia 16 de fevereiro, às 19h, Líder da Área de Cana da Netafim participará da live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica”
Leonardo Ruiz
Após anos de secas extremas e grandes perdas de produtividade, as usinas e agrícolas Centro-Sul do país cada vez mais adotantam a irrigação tecnificada como forma de mitigar tais danos e manter o caixa saudável mesmo diante de tantos fenômenos climáticos adversos. Aqueles que saíram na frente e já haviam investido na solução em anos anteriores conseguiram passar quase “ilesos" pela estiagem de 2021, a maior das últimas nove décadas. “É uma mudança de paradigma”, observa Lucas Victório, Líder da Área de Cana da Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções para irrigação.
Dentre as diferentes modalidades, o gotejamento é o que entrega os melhores resultados. Além de expressivos aumentos de produtividade e longevidade, a tecnologia ainda possibilita redução de custos operacionais e de produção; ampliação da cogeração de energia, melhor pontuação no Renovabio, 95% de eficiência no uso da água e menor dependência do clima. “Com tantos benefícios, as usinas têm conseguido uma melhoria na viabilidade econômica das áreas irrigadas com nosso sistema de gotejamento.”
Formado em agronomia pela Universidade Federal de Lavras (MG) em 1998, Lucas Victório atuou por anos em diversas multinacionais voltadas ao desenvolvimento de produtos fitossanitários para a cultura da cana-de-açúcar. Em 2021, aceitou o desafio de liderar a iniciativa de cana no Centro-Sul como gerente da cultura na Netafim. Na próxima quarta-feira (16), o profissional participará da live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica”, quando dará detalhes sobre os ganhos decorrentes da implantação da tecnologia de gotejamento da companhia. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:
* Fernando Benvenuti - Gerente de engenharia agrícola e geotecnologia da Raízen;
* João Rosa (Botão) - Gestor de Projetos do Pecege;
* Sandra Silva - Coordenadora de Irrigação da Usina Coruripe;
* Lucas Victório - Líder da Área de Cana na Netafim;
Serviço
Live “Irrigação - longevidade dos canaviais e a viabilidade econômica”
Realização: CanaOnline
Data e horário: Quarta-feira (16/02), das 19h às 20h30
Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline. Para acompanhar, basta clicar em um destes links:
YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Rb9Lgk4aOfw
Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2601723289971156/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6897507143306547200/

