Após ver ganhos em produtividade e enraizamento, produtor de Piracicaba/SP amplia bioestação inteligente para produção de micro-organismos benéficos ao solo e planta
13-11-2023
Após plantar cana sobre cana por mais de 30 anos, o produtor piracicabano Odair Novello apostou na biotecnologia Microgeo para reestabelecer o microbioma de suas áreas e, com isso, recuperar a produtividade dos canaviais. A tecnologia da companhia, com sede em Limeira/SP, é única no mercado e consiste em um componente balanceado que nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC).
Por Leonardo Ruiz
O projeto inicial englobou a instalação de uma bioestação suspensa, com capacidade de até 150 mil litros. O composto ali produzido era aplicado como substituto da água no sulco de plantio e também após as operações de quebra-lombo, via pulverização ou fertirrigação, independente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.
Por conter mais de 500 compostos de micro-organismos, essa solução trouxe mais biodiversidade para as áreas da fazenda, com diversos impactos positivos sendo observados, como reestruturação do solo, maior enraizamento, melhor aproveitamento dos insumos, ciclagem de matéria orgânica e solubilização dos fertilizantes. No final, esses benefícios se traduziram em maior produtividade agrícola e rentabilidade.
Para Renan Alécio, a mais grata surpresa decorrente do uso da biotecnologia Microgeo foi o aumento do volume do sistema radicular
Foto: Leonardo Ruiz
“Em uma área de testes, a parcela que recebeu aplicação da tecnologia Microgeo produziu 10% a mais do que a testemunha. Porém, a mais grata surpresa foi o aumento do volume do sistema radicular, que chegou a 25%”, relatou o gerente agrícola da propriedade, Renan Alécio.
Diante de tantos benefícios, os gestores da fazenda optaram por ampliar o projeto. Na última quinta-feira (09/11), foram inauguradas oficialmente as duas novas bioestações inteligentes, com capacidade de 400 mil litros. Com uma retirada diária de 40 mil litros e um sistema todo automatizado, a nova estrutura será capaz de fornecer composto para 100% dos canaviais da propriedade.
CanaOnline

