Compartilhe:

Área piloto de cana irrigada por gotejo na Japungu chega a 17 cortes e produtividade média de 105 th

A Japungu Agroindustrial, localizada em Santa Rita, na Paraíba, faz parte do Grupo Japungu, que conta com duas usinas na Paraíba, três em Goiás e uma em Minas Gerais. Alexandre Guerra, gerente de Irrigação da Japungu, chegou à empresa em 1993, ano de uma das mais severas secas do Nordeste.

Nesses 32 anos, Alexandre mergulhou no universo da irrigação, tornando-se um dos profissionais com mais experiência nesta tecnologia e peça-chave no sucesso do sistema na Japungu.

A ESTRUTURA DE IRRIGAÇÃO NA JAPUNGU CONTA COM:
Aspersão com Vinhaça - 06 Equip.
Aspersão com Água - 38 Equip.
Pivot Central Rebocável com Água -19 Equip.
Pivot Central Fixo com Água - 05 Equip.
Gotejamento - 78 Estações de Bombeamento
Área irrigável em torno de 22 mil hectares
Equivalente a 80% da área cultivada

MÃO DE OBRA
60 Funcionários Adm.(Líder/Motorista)
24 Funcionários Oficina
675 Funcionários Rurais
04 Agrônomos
03 Técnicos Agrícolas
02 Administradores
01 Encarregado de Oficina
01 Encarregado de obras civis

PROJETO PILOTO COM IRRIGAÇÃO POR GOTEJO

Em 2008, em parceria com a Netafim, em uma área de 50 hectares em um solo extremamente arenoso, a Japungu implantou seu primeiro projeto de irrigação por gotejo, para conferir se realmente o sistema entrega alta produtividade por mais cortes.

A tecnologia foi plenamente aprovada. Na área piloto, já foram realizados 17 cortes, com média de produtividade de 105 toneladas. Atualmente, a Japungu conta com 8.850 hectares de gotejo implantados e mais 650 a serem implantados, já adquiridos pela empresa e em fase de montagem. Até abril de 2026, serão 9.400 hectares implantados.

Dos 27.500 hectares com cana na Japungu, mais de 22 mil são irrigados. A meta da empresa é substituir os demais sistemas de irrigação pelo gotejamento. Neste vídeo, Alexandre fala sobre a evolução da irrigação por gotejo nos canaviais da empresa, erros, acertos e o que está por vir.