Arroz com feijão bem-feito não é o suficiente
13-11-2015
Para Paulo Rodrigues, produtor de cana na região de Guariba, SP,não é só a tecnologia de plantio que precisa evoluir, deixando de consumir de 15 a 20 toneladas de muda por hectare, o setor precisa aumentar a produtividade e também a quantidade de açúcar total recuperável (ATR).
O produtor lembra que, há 25 anos, a beterraba açucareira, produzia menos açúcar por hectare do que a cana, mas hoje já produz de 16 a 17 toneladas de açúcar por hectare em área total, enquanto que a cana produz em média 12 toneladas. “Nos próximos 10 anos,a beterraba deve alcançar 20 toneladas de açúcar por área total. O nosso grande desafio é conseguir este mesmo feito.”
Paulo observa, que para o setor vencer esse desafio, não dá mais para se conformar com a velha máxima de que usinas e produtores devem “fazer o arroz com feijão bem-feito”. “Está mais do que na hora de colocar um ovo ou um quiabo nessa mistura, porque só com arroz com feijão bem-feito está difícil de sobreviver”, afirma.
Para ele, o sistema de mudas pré-brotadas (MPB) pode ser uma pimenta muito bem-vinda para aumentar a eficiência do arroz com feijão. “É uma alternativa muito interessante para a formação de viveiro, área comercial ou mesmo para replantio de falhas, para mim, um dos fatores que mais roubam produtividade”, diz Paulo. Em sua fazenda Santa Izabel, em Guariba, tem um núcleo de produção de MPB, utilizada, inclusive para cobrir falhas na linha de cana.
Veja matéria completa na editoria Capa na nova edição da CanaOnline.Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets esmartphones – www.canaonline.com.br

