As brachiarias podem se manifestar em qualquer local, do norte ao sul do país
29-06-2015
Diferentes de outras plantas daninhas que, por preferirem certas temperaturas, não são encontradas em todas as regiões, as brachiarias podem se manifestar em qualquer local, do norte ao sul do país. Muito disso, se deve ao fato de que essas daninhas foram introduzidas no Brasil como plantas designadas para forragem animal. Dessa forma, todos os pastos que deram origem a culturas, como a da cana-de-açúcar, possuem bancos de sementes extremamente enriquecidos, viabilizando, dessa forma, grandes infestações. Os estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná, por possuírem muitos canaviais formados em antigas áreas de pastos, são, atualmente, os locais que possuem solos mais favoráveis ao aparecimento das brachiarias.
Mas as pastagens não são as únicas formas de disseminação dessas plantas daninhas. Segundo o pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Carlos Alberto Mathias Azania, a chuva ou as irrigações superficiais acabam levando as sementes para outras áreas. “Além disso, dispersão por animais e pelo vento também são modos de propagação”.
Entre as espécies de Brachiaria mais conhecidas, estão a brachiariadecumbens, conhecida como capim-brachiaria, e a plantaginea, o capim-marmelada.
Controle
Azania conta que o controle da brachiaria, como qualquer outra planta de folha estreita, uma vez perfilhada, é extremamente difícil, pois os herbicidas terão dificuldade de penetração, já que as plantas, nesse estágio, desenvolvem estruturas anatômicas e morfológicas específicas. “Se a situação chegou a esse ponto, o produtor terá dificuldades no controle. Além disso, no ano seguinte, essa brachiaria estará na forma de touceira e, uma vez nessa fase, não existe produto que seja aplicado em área total, e seletivo a cana, capaz de controlar esse tipo de planta nessa situação”.
Nesse momento, segundo o pesquisador, será necessária a realização de aplicações dirigidas, chamadas de catações químicas, que possuem custos mais altos, pois exigem muita mão de obra. “Portanto, é imprescindível que o produtor aplique produtos pré-emergentes ou comece o controle até a daninha atingir 10 cm, ou antes do perfilhamento”, afirma. “É importante lembrar, também, que, uma vez a cana fechada, a sombra por si só controla a brachiaria. Assim, o produtor deve aplicar o produto antes disso”, completa.
Azania ressalta, ainda, que o produtor deve se atentar a época da reforma do canavial, já que é esse o momento disponível para o controle do banco de sementes. “Daninhas como a brachiaria produzem muitas sementes, enriquecendo o solo com facilidade. Além disso, as partes vegetativas dessa planta podem originar outras. Dessa forma, preparar o solo, aplicando o herbicida no momento correto é a maneira ideal para aquele produtor que deseja diminuir essa propagação”.
Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br