As dificuldades de planejar em um ambiente de incertezas
08-02-2016

O modelo econômico de uma empresa deve observar o maior rigor técnico e conceitual

 *Marcos Antonio Françóia


Um dos pontos mais questionados pelas instituições financeiras em relação a muitas das empresas brasileiras e especificamente do setor de produção de açúcar, etanol e energia (sucroenergético), tem sido a capacidade das empresas em planejar-se estrategicamente.

As críticas independem se são para os considerados grandes grupos econômicos, ou grupos familiares. O fato é que uma fatia muito pequena do setor mantém uma estrutura qualificada na área de planejamento econômico, que projetem números confiáveis e embasados em indicadores, históricos e análises estatísticas consistentes. Um investimento relegado e que traz tanto prejuízo, quanto deixar de cuidar da lavoura.

Muitas das alegações empresariais passam pela dificuldade de planejar em um ambiente de incertezas, como é o caso da economia brasileira. Todavia, mesmo assim é possível planejar uma safra com qualidade, basta a empresa ter controles gerenciais de custos, um bom plano orçamentário e pessoas competentes para analisar, selecionar e compor o plano estratégico da empresa, que vai desde a qualidade do campo no planejamento agrícola até as estruturas financeiras para sustentar a manutenção, os investimentos, o capital de giro e muitas vezes, a sobrevivência da empresa.

Veja matéria completa na editoria Economia na edição 29 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.