As quatro novas variedades da RIDESA UFSCar já foram plantadas por inúmeros produtores de cana e usinas
13-05-2016
Depois de anos de pesquisas, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou quatro novas variedades RB no final de 2015. “Fruto de um intenso trabalho de pesquisa que fizemos nos últimos anos”, afirma Hermann Hoffmann, coordenador do PMGCA da UFSCar.
Os quatro materiais lançados pela RIDESA UFSCar no final do ano passado foram os seguintes: RB975201; RB975242; RB975952; e RB985476.
Antes mesmo do lançamento, estas novas liberações da universidade já haviam sido multiplicadas pelas usinas conveniadas ao programa em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, apresentando grande potencial. Segundo o pesquisador Roberto Chapola, do PMGCA/UFSCar, os novos materiais são muito competitivos e resistentes às principais doenças da cultura. “Cada produtor possui necessidades específicas e, diante disso, a RIDESA tem trabalhado e continuará trabalhando intensivamente para suprir essas carências.”
As quatro liberações da UFSCar fizeram parte do grupo de 16 novas variedades RB que foram lançadas no Encontro Nacional da RIDESA (Rede Interuniversitária de Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), que ocorreu em 25 de novembro, em Ribeirão Preto.
A RIDESA UFSCar acompanha de perto o desempenho de suas quatro novas liberações junto a produtores e usinas, a fim de compilar os dados sobre esses novos materiais.
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.

