Asplan ampliou Assistência Social em 2025 com mais de seis mil atendimentos
21-01-2026
A Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) não se diferencia apenas como uma entidade de classe que representa a cultura mais importantes do Estado. A Asplan também se destaca na Assistência Social aos seus associados, funcionários e familiares. Tanto que em 2025, mesmo num ano difícil para o setor canavieiro, a entidade contabilizou 6.424 atendimentos, sendo 4.546 no Departamento Médico e Ocupacional e 1.878 no Departamento de Odontologia. Os dados são referentes ao período de janeiro a dezembro do ano passado. Em 2024, a Asplan contabilizou 5.014 atendimentos no setor de Assistência Social.
Dos 4.546 atendimentos do Departamento Médico e Ocupacional, 2.276 são referentes a atendimentos clínicos/ocupacionais realizados pelo Médico do Trabalho, Tarcísio Campos, na sede da entidade, em João Pessoa, e no campo, em propriedades de associados. Além disso, houve a realização de 1.969 exames laboratoriais, 132 audiometrias, 82 serviços de enfermagem, 59 Raio-X, 23 exames de acuidade visual e cinco espirometrias.
No Departamento de Odontologia, a dentista Wilma Dantas, junto com o colega José Jadelson Filho, realizaram 1.878 atendimentos em 865 pacientes, entre associados, seus dependentes, além de funcionários da entidade. O dentista José Jadelson, que começou a atuar no Departamento em 2023, realiza atendimentos as sextas-feiras e aos sábados, enquanto a dentista Wilma Dantas, atua no consultório da associação, de segunda a quinta-feira. Entre os serviços executados com maior frequência destacaram-se: restauração de dente permanente (595), profilaxia/remoção de placa bacteriana (351), raspagem (121), aplicação tópica de flúor (84) e exodontia de dente permanente (70).
Os procedimentos de Enfermagem que totalizaram 82 atendimentos correspondem a curativos, medição de pressão, entre outros e são oferecidos pela Asplan no período da manhã, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h. Os serviços médicos, incluindo exames admissional, demissional, periódicos, são feitos tanto na sede da Asplan, quanto na propriedade dos associados com agendamento prévio.
O presidente da Asplan, José Inácio de Morais, destaca que os serviços do Departamento de Assistência Social foram não apenas mantidos, mas ampliados, mesmo num ano de grave crise, o que reforça o compromisso da entidade com a saúde e bem estar de seus associados funcionários e dependentes. “Enquanto muitas associações cortaram benefícios, a Asplan manteve seus serviços mesmo diante de um cenário adverso, tanto que ultrapassamos a marca dos seis mil atendimentos no Departamento de Assistência Social, registrando mais de 1.000 atendimentos que em 2024 e isso também só foi possível por causa da parceria com os associados, que seguem nos apoiando e contribuindo para manter a Asplan cada vez mais forte”, finaliza o dirigente.
Fonte: Asplan

