ATR: Quanto vale sua cana de açúcar em 2024?
20-02-2024
A cana de açúcar é uma cultura que exige muita atenção e técnica, pois está relacionada diretamente aos fatores abióticos, é uma complexa cadeia produtiva por trás da exportação dos seus derivados.
*Diego Augusto
Por isso que os produtores buscam investir em tecnologia de alta performance no manejo nutricional e fitossanitário, para buscar resultados de uma cana de qualidade rica no teor de sacarose que afetará diretamente em ganhos de produtividade.
O Açúcar Total Recuperável (ATR), representa a capacidade da cana em ser convertido em açúcar ou álcool através do coeficiente de transformação de cada unidade produtiva, ou seja, o pagamento está ligado diretamente ao preço dos derivados que oscila de acordo com o mercado sucroalcooleiro.
Para ter uma planta de qualidade e com o nível de ATR acima da média é preciso que a cana esteja fisiologicamente pronta para receber macros e micronutrientes em seu estágio de maturação, aliados a técnica para reduzir a síntese de hormônios, inibindo o crescimento apical, gerando o acúmulo de sacarose no colmo.
O manejo nutricional para ganhos de ATR é muito importante no período vegetativo da cultura, no qual deve receber uma injeção na veia da planta. Hoje o mercado de nutrição foliar tem produtos de alta performance que garante todo processo fotossintético correlacionado ao balanço nutricional voltado para a translocação e armazenamento de açúcares aplicado via fonte (folhas), local que a planta produz energia.
Esse método de manejo com a nutrição foliar junto com o manejo fitossanitário é essencial, pois a cana com qualidade, sem pragas, doenças e bem nutrida, entregue na Usina apresenta tem valor agregado. Aplicação dos Macro e Micronutrientes nesse período como Nitrogênio; Potássio; Boro; Magnésio; Zinco; Molibdênio cria uma poupança ainda maior de sacarose na planta e colmo que possuem grande sinergia com ferramentas tradicionais do mercado.
Essas ferramentas podem ser usadas não apenas para o acúmulo de sacarose nos colmos, mas para inibição do florescimento, que talvez seja um dos piores cenários para o produtor de cana de açúcar em relação a qualidade do Açúcar Total Recuperável ( ATR).
*Diego Augusto - Especialista em Nutrição Vegetal Cana de açúcar.

