Atributos físicos e químicos de um latossolo vermelho na sucessão soja/cana-de-açúcar
28-04-2016
A colheita mecânica e presença da palha modificou o cenário do setor sucroenergético
Dada a sua notável importância econômica, a cana-de-açúcar Saccharumspp hoje é cultivada em diversas regiões do país, estando, consequentemente em solos com propriedades físico-químicas distintas, muitas vezes distantes dos padrões ideais. A cultura apresenta características de rusticidade e adapta-se a diversos tipos de solos, inclusive aqueles com propriedades físico-químicas mais hostis.
No entanto, o país não é só o maior produtor da cultura, seguido por Índia e China, como também o maior produtor de açúcar e etanol de cana-de-açúcar. Responsável por mais de 50% do açúcar comercializado no mundo, o país deve ter aumento na sua produção este ano em 5,0% (CONAB, 2015).
A área cultivada com cana-de-açúcar que deverá ser colhida e destinada à atividade sucroalcooleira na safra 2015/2016 é de 9.070,4 milhões hectares, distribuídas em todos estados produtores (CONAB, 2015).
A colheita mecânica e presença da palha modificou o cenário do setor sucroenergético, com impactos nas etapas agrícola e industrial. Na etapa agrícola, observa-se que a manutenção da palha na superfície do solo resulta em aumento dos estoques de carbono do solo (GALDOS et al., 2009), melhoria da fertilidade do solo (OLIVEIRA et al., 2002), aumento da atividade biológica do solo (SOUZA et al., 2012), redução da infestação por plantas daninhas (MONQUERO et al., 2008), redução das perdas de solo por processos erosivos (SPAROVEK; SCHNUG, 2001), aumenta da infiltração e armazenamento de água no solo (SOUZA et al., 2005) e aumenta da produtividade da cultura (GAVA et al., 2001). Entretanto, em algumas condições climáticas têm-se observado que a manutenção de grandes quantidades de palha na superfície do solo pode acarretar algumas desvantagens.
Veja matéria completa na editoria A Cana e outras Culturas, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.

