Audiência pública discute importância e fortalecimento do RenovaBio
01-10-2025

O presidente da SIAMIG Bioenergia e da Bioenergia Brasil, Mário Campos, participou nesta terça-feira (30/09) de audiência pública em Brasília para debater os impactos dos créditos de descarbonização no agronegócio. A reunião foi realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado Tião Medeiros (PP-PR).

De acordo com o parlamentar, a discussão foi motivada pelas distorções que o mercado de créditos de descarbonização vem sofrendo, como a concentração da intermediação em poucas instituições financeiras, a falta de transparência nas operações e a especulação de agentes financeiros. Ainda segundo Medeiros, a recente decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que pode levar à suspensão das atividades de aproximadamente um terço das distribuidoras de combustíveis, tende a afetar diretamente o abastecimento e os custos do agronegócio.

Ao se pronunciar, Mário Campos ressaltou os objetivos centrais do RenovaBio: ampliar a produção e o uso de biocombustíveis e descarbonizar a matriz energética brasileira. Segundo ele, a política tem cumprido seu papel. “O setor de biocombustíveis no Brasil é um segmento que envolve todo o agro nacional. Estamos falando da cana-de-açúcar, do milho, do trigo no Rio Grande do Sul, da soja como principal matéria-prima na produção de biodiesel, do setor de pecuária. Ou seja, nós envolvemos as principais cadeias do setor agrícola nacional. Essa é a importância que o RenovaBio engloba”, afirmou.

Na sequência, Campos destacou a importância da logística de combustíveis em um país continental como o Brasil e comemorou a expansão da produção de etanol. “O RenovaBio é um dos grandes incentivos para essa possibilidade e, em apenas cinco anos, a produção de etanol no Brasil aumentou em 10 bilhões de litros”, disse.

A audiência pública contou com a participação de diversas autoridades e especialistas do setor de combustíveis, que apresentaram dados e diferentes perspectivas sobre os impactos e desafios do mercado de descarbonização no país. 

Fonte: SIAMIG Bioenergia