Compartilhe:

Banco de germoplasma da Nufarm realiza entre 500 e 700 cruzamentos genéticos de cana

O Tour da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro visitou a Estação de Cruzamento de Variedades de Cana da Nufarm, em Barra de São Miguel, Alagoas. A jornalista Luciana Paiva foi recebida por Hugo Soriano, gerente de Melhoramento Genético de Cana

A visita começou pelo “coração” do programa de melhoramento genético de cana da Nufarm: o Banco de Germoplasma. Hugo informou que no banco há aproximadamente mil acessos genéticos de diferentes variedades e espécies do gênero saccaro. Umas muito produtivas, outras ricas em teor de açúcar, ou ricas em fibra, adaptadas ao nordeste, ao cerrado, variedades relutantes ao florescimento, outras que florescem bastante...

“Todos os anos, as utilizamos para fazer as combinações que vão gerar as novas variedades customizadas para as necessidades de nossos clientes, enviadas para as diferentes regiões do Brasil. Tudo começa aqui no Banco de Germoplasma, através dele conseguimos gerar variabilidade, por meio dos cruzamentos genéticos que realizamos nessa estação.”

Anualmente, no período de abril a junho, a equipe da Nufarm realiza entre 500 e 700 cruzamentos genéticos para gerar as populações de melhoramento e, assim, desenvolver novas variedades cada vez mais produtivas. “Temos aqui variedades comerciais e temos os nossos clones que estão em fase final de processo de validação. A exemplo aqui da VX 1673-75, que é um material promissor. Tem a característica de manter o alto perfilhamento. É um material muito bem perfilhado, com teor de açúcar mais elevado, muito próximo das variedades comerciais.”

Hugo informa que o desenvolvimento de uma nova variedade leva em torno de oito anos, vai da hibridação - quando é feito o primeiro cruzamento genético – até a resposta que dará no campo. Confira no vídeo a explicação completa passada por Hugo.