Belo exemplo em Jaboticabal: 60% da cana-planta da região é proveniente de muda pré-brotada 
							14-02-2017
					
					
					
															Produtores, Socicana e Coplana abraçam o uso de MPB e o sistema de Meiosi
Dá gosto de olhar para o campo na região de Jaboticabal, no interior paulista. A diversidade de culturas agrícolas marca a região: tem amendoim, soja, milho, feijão e, claro, cana, muita cana. São canaviais, em sua maioria, saudáveis, bem plantados.
É que os produtores da região abraçaram o plantio por meio de muda pré-brotada (MPB) com sanidade. A Coplana (Cooperativa Agroindustrial), a Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e o IAC (Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo) desenvolvem o “Mais Cana, Mais Produtividade para o Canavial”, programa iniciado em março de 2015 com o objetivo de promover a sustentabilidade da lavoura canavieira.
Além do uso da tecnologia de MPB desenvolvida pelo IAC, o programa prevê a capacitação dos produtores, acesso as variedades de acordo com os ambientes de produção e completo suporte técnico.
É também em Jaboticabal, na fazenda Belo Horizonte, que o produtor Ismael Perina Júnior, aproveitando o perfil da região de produtora de amendoim, iniciou há quatro anos o sistema de plantio MPB com Meiosi (Método Inter-rotacional Ocorrendo Simultaneamente), que intercala as culturas da cana e de grãos. O sistema turbinou ainda mais as vantagens do uso da MPB.
Ismael tem realizado alguns dias de campo me parceria com a BASF e a Coplana com o objetivo de divulgar os benefícios da Meiosi com MPB, estimulando os produtores a utilizarem o mais rápido possível essa tecnologia. “Essa é uma ferramenta interessante para o produtor. E assim podemos compartilhar com os cooperados aquilo que fazemos e está dando resultado.”
A difusão do conhecimento, os bons resultados alcançados e os programa de incentivos que possibilitam o acesso à tecnologia a pequenos e médios produtores, fazem dos canaviais de Jaboticabal um berço de sanidade, com alta produtividade e longevidade, é que mais de 60% da cana-planta é proveniente de MPB com qualidade garantida. Um exemplo a ser seguido pelo setor.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


 
			 
							 
							 
							 
							