Benefícios alcançados com irrigação por gotejamento em canaviais aumentam pontuação do RENOVABIO
09-09-2021
Por Daniel Pedroso, Especialista Agronômico Netafim
Atualmente, o Brasil apresenta uma área agricultável disponível total estimada em 152,5 milhões de hectares, sendo que destes aproximadamente 62,5 milhões de hectares já são utilizados pela agricultura. Desse montante, o cultivo de cana de açúcar representa aproximadamente 10 milhões de hectares em todo o país.
No entanto, o objetivo de "produzir mais" deixou de ser a palavra de ordem da agricultura e foi substituído pelo desafio em se "produzir mais, mas com o compromisso com a sustentabilidade". No setor sucro-alcooleiro não foi diferente e para liderar e organizar essa iniciativa do setor foi criado o Renovabio.
O RenovaBio, tem como objetivo ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz de transportes brasileira, na sustentabilidade econômica, ambiental e social, contribuindo ainda para a redução das emissões de gases de efeito estufa
no país. A política Renovabio possui várias vantagens, inclusive econômicas, com o Crédito de Descarbonização (Cbios). Mas, para isso, as Usinas e fornecedores certificados por essa política precisam obter pontuações para ter direito a esses benefícios.

Fonte: UNICA
Segundo a fórmula de pontuação, há duas variáveis que muito impactam: a produção de etanol por hectare e o custo de produção em reais por tonelada. E é nesse ponto em que a irrigação localizada por gotejamento pode contribuir. Por exemplo, não há dúvidas em que se utilizando a irrigação por gotejamento é possível aumentar a produtividade (TCH) em média 50% da produtividade atual e através do uso da retirada gradual de água "Drying off" podemos manter os níveis de ATR/ton de cana de canaviais de sequeiro. Com isso, podemos concluir que aumentou o TCH da área x mesmo ATR/ton de cana conseguimos produzir muito mais ATR/ha que canaviais de sequeiro, como observado no gráfico 01, exemplo de uma Usina Localizada em Minas Gerais. E como sabemos, o etanol é produzido através do ATR, ou seja, quanto mais ATR/ha mais etanol por hectare.
Gráfico 01. Toneladas de ATR por hectare entre canaviais por gotejamento e sequeiro.
Fonte: Netafim, 2021
Outro ponto importante para a pontuação do Renovabio é a redução nos custos de produção em reais/toneladas de cana produzida; e mais uma vez a irrigação por gotejamento aparece como tecnologia ideal para isso através da verticalização da produção, ou seja, produzir mais por unidade de área (maior TCH). Mas por que isso? Pois, todos os tratos culturais, como adubação, aplicações de defensivos são calculados em kg/ha, L/ha. Com isso, se produzirmos mais cana por hectare, obviamente reduzimos nossos custos em R$/ton de cana.
Caso, que podemos observar no gráfico abaixo, onde uma Usina, através do gotejamento e verticalizando a produtividade reduziu seu custo de Colheita, Transbordo e Transporte (CTT).
Gráfico 02. Custo de CTT entre canavial irrigado por gotejamento e sequeiro
Fonte: Netafim, 2021
São através desses exemplos e de inúmeros outros mais que podemos confirmar que a tecnologia de irrigação por gotejamento apresenta benefícios que vão além da produtividade e um desses benefícios é a melhor pontuação no Renovabio.
Daniel Pedroso, Especialista Agronômico Netafim 
Sobre a Netafim
Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural
Alfapress Comunicações
Mariana Cremasco

