Biodiesel 20 Anos: O programa que mudou o Brasil
09-12-2024
Biodiesel 20 Anos é uma série em três partes que será publicada entre hoje e o próximo dia 13 de janeiro.
Por BiodieselBR.com
“Presidente, eu queria discutir com o senhor a questão do biodiesel, que eu acho que pode ser uma grande solução para o país”. Essa frase é o marco zero da indústria de biodiesel no Brasil. Conforme o presidente Luiz Inácio Lula da Silva contaria durante a cerimônia de inauguração da Soyminas – a primeira usina comercial do país – no dia 24 de março de 2005, ela havia sido dita “mais ou menos” entre junho e julho do ano anterior pelo ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. Aquela conversa entre os dois foi o momento da concepção do que, alguns meses mais tarde, viria a ser o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).
Cravar o dia exato que deveria constar da certidão de nascimento do PNPB é tema para controvérsias. Há várias datas simbólicas que se prestariam muito bem a este papel: 23 de dezembro de 2003, quando a Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel (Ceib) foi formada para desenhar o maquinário institucional do programa; 14 de setembro de 2004, quando foi publicada a MP 214/2004 que introduziu o biodiesel na matriz energética nacional; 13 de janeiro de 2005, quando foi sancionada na Lei 11.097/2005 que consolidou o primeiro marco regulatório do biodiesel no país.
Para BiodieselBR.com, no entanto, a data mais memorável é 06 de dezembro de 2024. Foi esse o dia em que o governo federal apresentou publicamente o biodiesel ao Brasil num evento com pompa e circunstância em Brasília (DF). Hoje, portanto, a indústria que se formou ao redor da proposta feita por Roberto Rodrigues e abraçada por Lula está completando 20 anos. Duas décadas ao longo das quais, esse setor foi de uma novidade promissora, para um ramo econômico pujante que deve, este ano, beirar os 9 milhões de m³ e movimentar bem mais de R$ 30 bilhões.
Fonte: BiodieselBR.com

