Bioenergia de Goiás ganha destaque nas negociações entre Mercosul e União Europeia
10-02-2026

Setor goiano aponta etanol, biodiesel e biometano como ativos estratégicos para a transição energética europeia

Por Andréia Vital

O setor de bioenergia de Goiás foi apresentado como um dos principais vetores de cooperação entre Brasil e Europa no contexto do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O posicionamento foi feito pelo Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás durante encontro do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás com a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, realizado nesta segunda-feira (9).

O presidente executivo do Sifaeg e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, André Rocha, afirmou que o estado reúne condições objetivas para atuar como parceiro estratégico da Europa na agenda de transição energética. Segundo ele, a base produtiva goiana avança em diversificação e sustentabilidade, em linha com as exigências internacionais de descarbonização.

“Goiás é o segundo maior produtor brasileiro de biocombustíveis, incluindo etanol e biodiesel, e vem ampliando de forma consistente a produção de biogás e biometano. O desafio agora é transformar esse potencial em acordos concretos, com resultados efetivos para ambos os lados”, afirmou.

Na avaliação do dirigente, o acordo entre Mercosul e União Europeia amplia oportunidades para todo o setor bioenergético brasileiro, especialmente em frentes como combustíveis sustentáveis para aviação, transporte marítimo de baixo carbono e cooperação em mobilidade híbrida. De acordo com o Sifaeg, essas áreas já contam com escala produtiva, conhecimento técnico e competitividade no país.

O encontro reuniu empresários dos setores do agronegócio, indústria, comércio, serviços e turismo, com foco na ampliação do diálogo econômico entre Goiás e a União Europeia a partir de cadeias produtivas alinhadas à economia de baixo carbono.