Biorrefinaria, etanol 2G, novas variedades. Embrapa Agroenergia apresenta pesquisas a produtores de cana
13-07-2015

No início de julho, a Embrapa Agroenergia recebeu em Brasília, DF, uma comitiva da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana). 

O objetivo da visita foi conhecer as linhas de pesquisa da Empresa voltadas para o setor sucroenergético, além de conhecer a estrutura, como os laboratórios.
Além da visita, os produtores da Feplana apresentaram aos pesquisadores da Embrapa Agroenergia as dificuldades que têm enfrentado na produção da cana-de-açúcar.
Paulo Leal, presidente da Feplana, mostrou-se satisfeito ao saber que o centro de pesquisa está realizando pesquisas na área de biorrefinarias, desenvolvendo tecnologias para ampliar a gama de produtos obtidos da cana-de-açúcar. Para ele, com novas aplicações, a cana teria maior valor e o agricultor seria mais bem remunerado.
A indústria de base biológica é a aposta e objeto de trabalho da Embrapa Agroenergia. Para o chefe-geral da Unidade, Manoel Souza, o setor sucroenergético tem uma grande oportunidade de negócio nessa área. Os produtores rurais, responsáveis pela produção da matéria-prima, são um elo importante na cadeia produtiva, com o qual o centro de pesquisa busca parceria. “Nós procuramos trabalhar com o setor produtivo desde o início para que as soluções que desenvolvemos sejam mais efetivas”, reforçou o chefe-geral.
Um dos esforços da Embrapa Agroenergia voltado para o setor sucroenergético é o desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar tolerantes a estresses abióticos, como a seca, por modificação genética. A instituição também tem trabalhos para inserção de novas matérias-primas nas usinas, além de desenvolver insumos e processos para o etanol celulósico, também chamado de 2G.
Feplana e Embrapa Agroenergia planejam agora novos encontros entre pesquisadores e produtores rurais, buscando identificar áreas em que a pesquisa possa atuar para impulsionar o setor.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.