Biorreguladores, bioestimulantes e bioativadores podem ser aliados do produtor de cana
13-01-2016

Que tal aumentar a produtividade do canavial em até 10 t/ha. Isso é possível utilizando ferramentas como os biorreguladores, os bioativadores e os bioestimulantes, de acordo com o professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Gaspar Henrique Korndorfer.

Segundo ele, estes produtos são compostos capazes de estimular a produção de hormônios, que possuem um papel importante na produção vegetal, especialmente no desenvolvimento da célula. "Esses produtos já são amplamente utilizados na Europa em outras culturas. Porém, estudos apontam que a tecnologia também pode contribuir grandemente para a produtividade da cana."

Korndorfer explica que esses compostos são utilizados no momento do plantio ou via aplicação foliar e induzem a resistência na planta, levando a alterações fisiológicas. "Esses produtos podem, por exemplo, reduzir os efeitos de stress hídrico, contribuindo significativamente na absorção de nutrientes." Ele ressalta que o custo de aplicação desses compostos é bastante baixo, variando de R$40 a R$60 por hectare. “Já os benefícios são grandes, pois há registros de aumento de produtividade de até 10 t/ha.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.