BNDES aprova R$ 500 milhões para investimentos da Toyota em híbridos flex
09-01-2026

Crédito viabiliza aquisição de tecnologias da indústria 4.0 e reforça modernização industrial em São Paulo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social aprovou limite de crédito de R$ 500 milhões para apoiar o plano de investimentos da Toyota do Brasil. Os recursos serão destinados à aquisição de máquinas, equipamentos e serviços tecnológicos de alto valor agregado, com foco no desenvolvimento de novos projetos de veículos híbridos flex e na modernização das operações industriais no Estado de São Paulo.

A operação será realizada no âmbito do programa BNDES Mais Inovação e prevê a incorporação de soluções da indústria 4.0 produzidas no País. A iniciativa amplia a base de fornecedores nacionais cadastrados no banco e contribui para a difusão de tecnologias avançadas no parque industrial brasileiro, ao mesmo tempo em que fortalece a competitividade e o conteúdo nacional dos investimentos.

O financiamento também apoia a retomada da fábrica de Porto Feliz, atingida por chuvas intensas e ventos fortes em setembro de 2025, e integra a estratégia do banco de acelerar a modernização da indústria por meio do acesso a equipamentos e serviços tecnológicos inovadores.

Presente no Brasil desde 1958, a Toyota do Brasil integra o Grupo Toyota e atua na produção, montagem, comercialização, importação e exportação de veículos, motores e componentes. A companhia se destaca pelo pioneirismo no desenvolvimento e na produção de veículos com tecnologia híbrida flex no mercado nacional. Atualmente, mantém três plantas industriais, centros logístico e de distribuição e emprega mais de 7 mil pessoas no país.