bp bioenergy apresenta perspectivas para o setor sucroenergético
23-10-2025

A bp bioenergy, uma das líderes brasileiras em açúcar, etanol e bioeletricidade, reuniu clientes, parceiros de negócios e especialistas nesta quarta-feira (22/10) para um encontro que teve o objetivo de colocar em pauta o cenário de expectativas e oportunidades para o setor sucroenergético. A iniciativa aconteceu durante a Sugar Week – tradicional evento que movimenta anualmente o setor, reforçando o compromisso da companhia com o diálogo e a colaboração entre diferentes elos da cadeia produtiva.  

O encontro contou com a presença de executivos da bp bioenergy e convidados, que abordaram temas relacionados à evolução da bioenergia no Brasil, seus desafios e oportunidades, além de iniciativas estratégicas para seu desenvolvimento sustentável. 

Durante a abertura, Andres Guevara de la Vega, CEO da bp bioenergy e presidente da bp no Brasil, ressaltou que 2025 tem sido um ano de importantes transformações e avanços para os negócios da companhia no país, com destaque para o fortalecimento da área de trading, que vem se consolidando como um dos principais vetores de crescimento e geração de valor da empresa. “O trading tem se mostrado uma frente com enorme potencial de expansão, que reflete a integração das nossas operações e a capacidade de conectar diferentes mercados de energia. Essa evolução só é possível graças às parcerias que construímos — baseadas na confiança, na segurança, na qualidade e na busca constante por eficiência e excelência. É assim que criamos valor mútuo e sustentável”, afirmou o executivo. 

Já Ricardo Carvalho, diretor comercial da companhia, destacou a importância do evento para fortalecer o relacionamento com parceiros e promover o sucesso de toda a cadeia de valor do setor. “Este é um espaço fundamental para networking e troca de experiências. É onde reforçamos a importância de atuar de forma integrada, com uma visão de longo prazo — algo que está no DNA da companhia”, afirmou. 

A programação contou ainda com uma apresentação técnica conduzida por Luciana Torrezan, gerente de Inteligência de Mercado da bp bioenergy, que trouxe um panorama sobre o atual momento do setor sucroenergético. “Vivemos um período de ajustes entre oferta e demanda, que exige atenção e capacidade de adaptação por parte de toda a cadeia. O cenário apresenta desafios, mas também oportunidades, especialmente para quem tem flexibilidade operacional e visão de longo prazo. O Brasil segue com uma posição privilegiada para responder a esse contexto de forma estratégica e sustentável”, destacou. 

Para encerrar a programação, o evento contou com a participação especial do economista Alexandre Schwartsman, referência nacional em macroeconomia e política monetária. Sua apresentação trouxe uma leitura abrangente sobre o cenário econômico brasileiro e os fatores que influenciam o ambiente de negócios, contribuindo para ampliar a visão estratégica dos participantes sobre os desafios e oportunidades do setor produtivo. 

Sobre a bp bioenergy 

A bp bioenergy, uma das líderes do setor de bioenergia do País, com capacidade de moagem de 32 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra. Criada a partir da aquisição pela bp da totalidade da joint-venture BP Bunge Bioenergia, em outubro de 2024, a companhia possui mais de 9.500 colaboradores distribuídos em 11 unidades espalhadas por cinco estados brasileiros, que são responsáveis pela produção de etanol, açúcar e bioeletricidade por meio da cana-de-açúcar. Com um time e parceiros de negócio comprometidos com a segurança, ética e sustentabilidade, a bp bioenergy está pronta para atender à crescente demanda por combustíveis mais limpos e com baixo teor de carbono.  

Fonte: bp bioenergy