bp bioenergy já investiu R$ 80 milhões em combate e prevenção a incêndios
12-06-2025
Programa inclui tecnologias de identificação de focos de fogo em tempo real, contratação de brigadistas e práticas preventivas
Por Camila Souza Ramos — São Paulo
A bp bioenergy, subsidiária da bp no Brasil de produção sucroalcooleira, já investiu R$ 80 milhões nos últimos cinco anos em tecnologias e infraestrutura para reduzir o índice de incêndios em seus canaviais.
O Programa Brigada 4.0 foi criado em 2019 e inclui tecnologias de identificação de focos de incêndio em tempo real, contratação de brigadistas e práticas preventivas. O programa também foi apoiado pelo investimento em ampliação da conectividade nas lavouras.
A tecnologia de identificação de incêndios é da climatech umgrauemeio, chamado Pantera, um sistema de inteligência artificial que capta dados a partir de câmeras térmicas de alta definição que, segundo a bp bioenergy, conseguem identificar focos de incêndio em questão de segundos. Foram instaladas câmeras em torres de controle nas lavouras que atendem as 11 usinas da companhia.
No lado da prevenção, o programa utiliza dados de satélite e GPS das frotas das brigadas para antecipar condições propícias para o surgimento de fogo e mobilização das equipes mais próximas.
Segundo a bp bioenergy, de 2019 para 2024, o número de ocorrências de incêndios em áreas próximas às 11 usinas do grupo caíram 46,5%, enquanto a área afetada pelo fogo recuou 9% até 2024, ano em que houve recorde nos casos de incêndios nos canaviais do Centro-Sul. Além disso, as tecnologias disponíveis já permitiram que o tempo de resposta e combate ao fogo caísse 66%, segundo Rogério Bremm, diretor agrícola da bp bioenergy.
Fonte: Globo Rural

