Brado anuncia R$ 260 milhões em investimentos para modernizar terminais em SP e MT
07-04-2025

Maior parte será destinada a Sumaré - SP, com foco em infraestrutura logística e incentivo às importações industriais

A Brado Logística vai investir R$ 260 milhões até 2030 em dois de seus principais terminais ferroviários, localizados nas cidades de Sumaré - SP e Rondonópolis-MT. Do montante total, R$ 200 milhões serão direcionados para a unidade paulista, e os outros R$ 60 milhões para a infraestrutura mato-grossense. O objetivo é ampliar a capacidade operacional dos terminais, modernizar equipamentos e fortalecer as rotas logísticas estratégicas da companhia.

Esses aportes fazem parte do chamado Projeto Carrossel, que visa aumentar a eficiência da operação ferroviária, especialmente na descarga de caminhões em Sumaré. Atualmente, o terminal paulista tem capacidade para receber até 150 caminhões por dia. Com os investimentos, essa capacidade deve crescer para 400 caminhões/dia nos próximos anos.

"Esse será o principal investimento da Brado nos próximos cinco anos", afirma o CEO da empresa, Luciano Johnsson. Segundo ele, as melhorias devem impulsionar fortemente as importações de insumos industriais na rota entre o Porto de Santos e a Região Metropolitana de Campinas. "Vamos abrir um novo mercado com grande potencial de crescimento", destaca.

Conexão estratégica entre agro e indústria

A Região Administrativa de Campinas, que inclui Sumaré, é considerada a maior potência industrial do Brasil, segundo dados da Fundação Seade com base na Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE. Em 2021, a região respondeu por 11,8% do Valor de Transformação Industrial (VTI) nacional, que somou R$ 2,2 trilhões.

O terminal ferroviário de Sumaré se consolida como um elo logístico estratégico ao conectar os principais polos produtores do Centro-Oeste e Norte do país aos portos de Santos - SP e Itaguaí - RJ. Além disso, a operação da Brado na cidade se beneficia da rota de retorno das exportações, otimizando o fluxo de contêineres na importação de insumos industriais.

Cerca de 50% dos investimentos anunciados serão destinados à aquisição de guindastes de pórtico sobre pneus (RTGs) com tecnologia de automação, que serão utilizados nos terminais de Sumaré e Rondonópolis. Os equipamentos, fornecidos pela empresa chinesa Jiangsu Rainbow Industrial Equipment (RIC), da marca GENMA-KALMAR, foram adquiridos oficialmente em novembro de 2024 e têm previsão de entrada em operação no início de 2026 — dois em Sumaré e um em Rondonópolis.

"Estamos entusiasmados com essa parceria pioneira na América Latina para operação ferroviária automatizada com RTGs", diz Michelle Braga, gerente executiva de Suprimentos da Brado. "Esse passo representa um avanço na eficiência operacional e eleva o padrão de excelência no setor logístico", completa.

A manutenção dos equipamentos ficará sob responsabilidade da GV Logística, representante da Rainbow no Brasil, com apoio técnico da consultoria JC Platero, que acompanhou o processo de aquisição e implantação tecnológica.

Em Sumaré, além da chegada dos novos equipamentos, os investimentos contemplam a construção de um novo escritório, ampliação de áreas de pátio e a implantação de armazéns. Também está prevista a habilitação do terminal como Redex — Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação —, o que permitirá maior agilidade nos processos logísticos e aduaneiros.

Já em Rondonópolis, o foco será na ampliação do pátio ferroviário para atender à crescente demanda do mercado interno. Ambos os terminais receberão melhorias em tecnologia da informação, com sistemas voltados para o controle e gestão das operações em ritmo de expansão.