Brasil se prepara para nova safra de grãos recorde em 2025/26, projeta Conab
19-09-2025

Estimativa oficial aponta para colheita de 353,8 milhões de toneladas, superando o volume histórico da temporada passada

O agronegócio brasileiro pode estar diante de mais um marco inédito. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta quinta-feira (18), a 13ª edição do estudo “Perspectivas para a Agropecuária 2025/26”, indicando que a próxima safra nacional de grãos tem potencial para bater novo recorde de produção.

Segundo o levantamento, se as projeções se confirmarem, o Brasil deverá colher 353,8 milhões de toneladas no ciclo 2025/26. O volume representa um crescimento de 1% em relação à safra 2024/25, que alcançou 350,2 milhões de toneladas — até então, o maior resultado da história do setor.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a sequência de resultados positivos e a importância do desempenho do campo para a economia. “Na semana passada, apresentamos os dados finais da safra agrícola 24/25, quando anunciamos, com imenso orgulho, a maior safra já registrada em nossa história. Foi um aumento extraordinário e expressivo. Hoje, projetamos a continuidade desse avanço com a perspectiva de uma nova safra recorde”, afirmou.

Pretto também adiantou que, no dia 14 de outubro, a Conab divulgará o primeiro de 12 levantamentos que irão detalhar, ao longo do ciclo, o desenvolvimento da safra 2025/26. O acompanhamento permitirá avaliar de perto as condições de plantio, crescimento e colheita, reforçando as expectativas de mais uma marca histórica para a produção nacional de grãos.