Bravo inaugura ponto próprio de biometano e acelera estratégia de descarbonização logística
04-11-2025
Investimento de R$ 29 milhões marca nova fase da empresa, que passa a operar 23 caminhões a gás em rotas no Sudeste e Sul do país
A Bravo Serviços Logísticos, referência em armazenagem e distribuição de insumos agrícolas, deu mais um passo em sua estratégia de sustentabilidade com a inauguração de seu ponto de abastecimento de biometano em Paulínia - SP, principal base operacional da companhia. O local será responsável pelo abastecimento de uma frota de 23 caminhões Scania, sendo 13 modelos G410 e 10 modelos G460, utilizados nas operações de transferência e distribuição de produtos nas regiões Sudeste e Sul do país.
O projeto, que demandou investimento total de R$ 29 milhões — dos quais R$ 4 milhões foram destinados à estrutura de abastecimento e R$ 25 milhões à aquisição dos veículos —, consolida a estratégia da Bravo de reduzir emissões de CO₂ e ampliar o uso de combustíveis limpos. Segundo Marcos Azevedo, head de sustentabilidade da empresa, a iniciativa reflete uma decisão estratégica baseada em análise técnica e visão de longo prazo. “A Bravo optou por um ponto próprio de biometano para garantir autonomia, reduzir a pegada de carbono e reforçar o protagonismo da empresa em sustentabilidade. Esse movimento atende às metas ambientais e às demandas dos clientes por uma cadeia logística mais verde”, afirmou.
Antes da adoção do biometano, a Bravo operou com caminhões movidos a gás natural veicular (GNV), etapa que serviu para testar o desempenho da tecnologia e a viabilidade operacional. Com os resultados positivos, a empresa decidiu ampliar a frota e migrar para uma solução ainda mais sustentável, aproveitando o avanço do mercado de biometano no Brasil. De acordo com Azevedo, o uso do combustível poderá reduzir até 800 toneladas de CO₂ por ano, reforçando os compromissos da companhia com a transição energética e a responsabilidade socioambiental.
O biometano utilizado pela Bravo é produzido a partir de resíduos do setor sucroenergético paulista, em usinas certificadas. O combustível é transportado até Paulínia por carretas-feixe, que funcionam como reservatórios móveis substituídos conforme a demanda, garantindo fornecimento contínuo e otimização logística. A empresa também conta com o apoio da Necta, responsável pela implantação de corredores de abastecimento e integração com uma rede nacional de postos de GNV. Com a regularização dos Certificados de Garantia de Origem do Biometano (CGOBs), previstos no Decreto nº 12.614/2025, a expectativa é que essas rotas se tornem corredores totalmente verdes.
Além do investimento em combustíveis renováveis, a Bravo vem adotando ações estruturais para aumentar a eficiência da malha logística, como a construção de centros de distribuição estrategicamente localizados e o uso de caminhões menores em rotas curtas. A companhia também aposta na multimodalidade, priorizando o transporte ferroviário em longas distâncias e diversificando sua matriz energética com veículos elétricos e biocombustíveis.
As rotas de operação dos caminhões a biometano incluem trajetos entre Paulínia e cidades do interior paulista, bem como transferências para Uberaba (MG) e Ibiporã (PR), com abastecimentos complementares de GNV em Ribeirão Preto e Ourinhos e pontos de biometano em Londrina - PR. O plano da Bravo é expandir gradualmente o uso da tecnologia à medida que novas infraestruturas de abastecimento forem incorporadas à rede.

