Brigada 4.0 revoluciona combate a incêndios nos canaviais
30-04-2025

O combate a incêndios nos canaviais vem ganhando um novo aliado: a tecnologia. Durante o 12º Encontro Técnico com o Setor Sucroenergético, realizado no auditório da Canaoeste, em Sertãozinho-SP, no dia 11 de abril, o superintendente agrícola da Bp bioenergy, Alex Frank Ravasio Squinca apresentou os resultados do projeto Brigada 4.0, uma estratégia integrada que vem revolucionando a forma como os incêndios são prevenidos, detectados e combatidos nas 11 unidades da empresa em São Paulo e Minas Gerais.

Desenvolvido em 2021 sob a liderança do gerente de mecanização Mário Saloni, o programa é baseado em quatro pilares: prevenção, detecção rápida, combate ágil e segurança operacional. O objetivo é reduzir drasticamente a frequência dos focos de incêndio e sua severidade, garantindo resposta imediata e precisa sempre que um foco for detectado.

“O incêndio pequeno é mais fácil de controlar. Por isso, nosso esforço está em detectar o mais cedo possível e agir com precisão. Tudo isso feito com segurança, por pessoas capacitadas, equipamentos modernos e apoio de tecnologia”, explicou.

Segundo Squinca, os resultados são expressivos. Antes de 2021, a média era de 70 hectares queimados por incêndio. Atualmente, o número varia entre 15 e 20 hectares por ocorrência, demonstrando a eficácia do novo modelo. Além disso, a frequência de incêndios também diminuiu, mesmo diante de condições climáticas adversas.