Cana-de-açúcar certificada pode impulsionar jornada de sustentabilidade da aviação
01-04-2025
Por Livia Ignacio, Chefe Regional, América do Sul, Bonsucro
A América Latina abriga diversas matérias-primas promissoras de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), incluindo cana-de-açúcar, óleo de palma e resíduos agrícolas como palha de milho e bagaço. A cana-de-açúcar se destaca como uma cultura altamente eficiente para a produção de biocombustível, devido ao seu alto teor de açúcar e rendimento energético por hectare.
Ao aumentar a escala da cana-de-açúcar certificada sustentável, a região pode fazer uma contribuição significativa para o mercado global de SAF. À medida que as matérias-primas sustentáveis se tornam mais integradas aos sistemas de combustível de aviação, podemos esperar um impacto positivo nas economias locais, ao mesmo tempo em que abordamos as preocupações climáticas por meio da redução das emissões de carbono.
Sustentabilidade e escalabilidade: uma abordagem equilibrada
À medida que a demanda por SAF cresce, é essencial garantir que a expansão da matéria-prima não ocorra às custas da biodiversidade ou da segurança alimentar. A produção de cana-de-açúcar já integra estratégias como:
Consórcio para melhorar a saúde do solo
Utilizar terras degradadas para cultivo em vez de expandir para florestas
Produção de bioetanol a partir de resíduos como bagaço e palha para melhorar a eficiência
O envolvimento com comunidades locais e pequenos agricultores também pode levar a uma melhor tomada de decisões que respeite tanto a produtividade agrícola quanto a integridade ecológica.
No Bonsucro Production Standard , temos vários indicadores para medir o desempenho ambiental na cana-de-açúcar, garantindo uma produção economicamente viável. É essencial adotar uma abordagem de paisagem, onde a interconexão dos ecossistemas é considerada no planejamento agrícola.
Ao promover a colaboração entre as partes interessadas e a conscientização sobre práticas sustentáveis, podemos alcançar um equilíbrio que permita o crescimento de matérias-primas SAF, mantendo ecossistemas saudáveis e protegendo a rica biodiversidade da região.
Não tenho dúvidas de que, para a cana-de-açúcar como matéria-prima SAF, a Bonsucro oferece os melhores padrões para garantir escalabilidade juntamente com proteção ambiental.
Desafios e oportunidades políticas
Ampliar o SAF na América Latina requer políticas e incentivos fortes para atrair investimentos. Muitos países na região não têm políticas abrangentes que apoiem explicitamente os combustíveis renováveis, o que pode desencorajar o investimento e a inovação em tecnologias SAF. Mas a agenda está avançando, e há bons exemplos na região, como a recente lei brasileira do Combustível do Futuro .
Além disso, o acesso a mecanismos de financiamento e financiamento para pesquisa e desenvolvimento de infraestrutura continua limitado. Os formuladores de políticas precisam priorizar a criação de incentivos para projetos de energia renovável, incluindo SAF, para atrair investimentos.
Além disso, colaborações internacionais e compartilhamento de conhecimento por meio de plataformas como a Bonsucro podem ajudar a superar barreiras locais ao introduzir melhores práticas e avanços tecnológicos.
Enfrentar esses desafios exige uma abordagem unificada e um ambiente político robusto que apoie o crescimento das tecnologias SAF e a escalabilidade de matérias-primas produzidas de forma sustentável, como a cana-de-açúcar, na América Latina.
A Bonsucro está trabalhando para preencher essas lacunas reunindo as partes interessadas e fornecendo um sistema de certificação reconhecido globalmente que se alinha aos requisitos de sustentabilidade em evolução.
Combustível de aviação sustentável
Tecnologia para Combustível de Aviação Sustentável
O estado atual da tecnologia SAF na América Latina revela desafios e oportunidades significativas de crescimento. Muitos países na região ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento de estratégias abrangentes para a tecnologia SAF, e a pesquisa sobre matérias-primas adequadas está em andamento. A cana-de-açúcar provou ser uma matéria-prima essencial para a produção de SAF, e precisa ser produzida de forma sustentável. A colaboração regional por meio de plataformas como a Bonsucro pode ajudar a compartilhar conhecimento e recursos.
Além disso, práticas agrícolas locais sustentáveis podem ser alavancadas para incorporar a demanda pela produção de SAF, beneficiando tanto os fazendeiros quanto a indústria da aviação. Na cana-de-açúcar, por exemplo, com o mesmo número de hectares pode-se produzir o tradicional etanol de primeira geração a partir do caldo da cana, mas também etanol de segunda geração a partir do bagaço e palha da cana-de-açúcar (resíduos) – o que significa um rendimento maior e uma pegada de carbono muito menor da matéria-prima.
Ao abordar as barreiras existentes e aproveitar as oportunidades, os países latino-americanos estão posicionados para desempenhar um papel crucial na expansão das tecnologias SAF e na produção sustentável de matéria-prima em escala global, contribuindo para os esforços de sustentabilidade na aviação.
Olhando para o futuro
A transição para SAF é essencial para descarbonizar a aviação, e a América Latina tem um papel fundamental a desempenhar. Com as políticas, investimentos e estruturas de sustentabilidade corretos em vigor, o SAF baseado em cana-de-açúcar pode ajudar a atingir as metas climáticas, ao mesmo tempo em que cria valor para os agricultores, a indústria e o meio ambiente.
Na Bonsucro, estamos comprometidos em apoiar essa transição garantindo que a cana-de-açúcar seja produzida de acordo com padrões rigorosos, para que a SAF possa realmente cumprir sua promessa de sustentabilidade.

