Canasplan chega a segunda edição reforçando o protagonismo da Paraíba no setor produtivo
28-11-2025

Com o sucesso da primeira edição, em 2024, a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) e a União Nordestina dos Produtores de Cana – UNIDA realizam, no dia 19 de dezembro, em João Pessoa, a segunda edição do Canasplan – Destaques do setor. O evento, que reúne produtores, profissionais, convidados e especialistas do segmento, tem o objetivo de debater desafios e oportunidades e reconhecer personalidades que são importantes para o setor e que se destacam em sua área de atuação contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura canavieira.

Na edição 2025 serão homenageados o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta e o Senador Veneziano Vital do Rêgo. O Canasplan 2025 é voltado para associados, técnicos, pesquisadores, representantes de usinas e autoridades do setor e traz a cada edição anual temas estratégicos para discussão.

Na primeira edição, em 2024, o presidente da Datagro e um dos maiores especialistas do setor Sucroenergético, Dr. Plínio Nastari, fez uma palestra sobre perspectivas do setor. Este ano, o evento traz como palestrante Guilherme Nastari, também da Datagro. O evento é gratuito e direcionado para associados e convidados.

De acordo com o presidente da Asplan, José Inácio, o evento representa uma grande oportunidade de reunir conhecimento e fortalecer o diálogo entre todos os elos do setor, estimulando a inovação e a competitividade da produção canavieira nordestina, além de ser um momento de troca de ideias e fortalecimento dos laços entre todos que integram a cadeia produtiva do Nordeste. “Além de atualizar os participantes sobre tendências do mercado, temas atuais e de interesse do setor, e avanços, o Canasplan busca também valorizar o papel do produtor e fortalecer a representatividade do setor paraibano no cenário regional e nacional e também homenagear personalidades que se destacam tanto na área, quanto no cenário nacional, com ações voltadas para a defesa e desenvolvimento do segmento produtivo”, afirma José Inácio.

Ele lembra que o tema da palestra deste ano foi pensado, justamente, no momento em que está vivendo o setor. “Estamos em meio a uma grande crise, onde o preço da matéria-prima está muito ruim e precisamos entender bem essa questão dos custos de produção para poder, a partir daí, nos planejarmos melhor da porteira para dentro que é onde nós podemos atuar para melhorar os nossos custos porque, infelizmente, não temos poder para modificar as questões de mercado, mas, podemos atuar para melhorar a produtividade e eficácia de nossa produção”, finaliza José Inácio.

Fonte: Asplan