Canavial produtivo por muitos cortes começa pelo plantio
19-05-2020

Embora pareça simples à primeira vista, o plantio de cana-de-açúcar deve ser visto como um verdadeiro projeto de engenharia

A “vida longa” para a cana-soca começa, na verdade, no plantio. Um canavial corretamente implantado será o alicerce para que aquela área consiga se manter produtiva por um número elevado de cortes. Todo o investimento ali colocado – ou a falta dele - irá refletir positiva ou negativamente nas socarias subsequentes.

Embora pareça simples à primeira vista, o plantio de cana-de-açúcar deve ser visto como um verdadeiro projeto de engenharia. O sucesso da operação não depende simplesmente do plantio em si, mas de todo o contexto envolvido. Tudo começa com um bom planejamento, devendo ser realizado com até dois anos de antecedência, para que todas as variáveis possam ser analisadas e as melhores escolhas, feitas.

Para que esse planejamento seja realizado com sucesso, o gestor precisa conhecer a fundo a área que servirá de base para o novo canavial. O primeiro passo é analisar a fertilidade do solo e cruzar as informações obtidas com o clima preponderante na região a fim de descobrir o ambiente de produção daquela área. Com isso, será possível saber quais serão as variedades mais adequadas àquelas condições para então dar início à formação dos viveiros, que podem ser implantados com Mudas Pré-Brotadas (MPBs) de cana-de-açúcar, que garantirão alto vigor e sanidade aos materiais que serão replicados posteriormente.

Fonte: CanaOnline