Canavicultor de Taquaritinga se torna viveirista e expande os horizontes de seu negócio
05-02-2019
Além de produzir e comercializar Mudas Pré-Brotadas de cana-de-açúcar, José Vagner Carque prepara o solo, faz georreferenciamento da área e planta as MPBs para os clientes
Leonardo Ruiz
Dono de 95 hectares de canaviais localizados na região paulista de Taquaritinga, José Vagner Carque soube agregar valor ao seu negócio. Além de produzir cana-de-açúcar, se tornou viveirista. Hoje, grande parte de sua renda provem da venda de Mudas Pré-Brotadas (MPBs).
Essa história teve início em 2015, ano em que participou de uma série de cursos e workshops sobre o tema ministrada pela equipe técnica do Instituto Agronômico (IAC). “A tecnologia é fantástica e permite alcançar altos patamares produtivos. Além disso, através dela, é possível renovar o plantel varietal mais rapidamente, adotando variedades modernas e melhor adaptadas aos ambientes de produção.”
Mas, além dos benefícios, Carque viu ali uma oportunidade de aumentar seus lucros. Decidiu separar uma área de sua propriedade e montar ali uma estrutura completa para produção de MPBs, desde estufas até betoneiras para misturar o substrato. Nesse meio tempo, adquiriu matrizes dos principais institutos de melhoramento genético do país (IAC, CTC e Ridesa) e montou um pré-viveiro. Seis meses depois, colheu a cana, separou os entrenós, multiplicou os materiais e começou a comercialização.
Hoje, o produtor e viveirista vende suas MPBs para toda a região de Taquaritinga. Sua produção anual chega a atingir mais de 150 mil mudas. Porém, a capacidade pode chegar a 300 mil, caso haja demanda.
Entretanto, Carque ressalta que só comercializa variedades modernas, que possam expressar todo o potencial produtivo da cana-de-açúcar. “Se alguém procurar a RB867515, não tenho para vender.” Entre os materiais disponíveis, o destaque fica por conta da CTC 9001, CTC 9002, CTC 9003 e RB966928. “Atualmente, estou de olho também em dois cultivares lançados recentemente pelo IAC: IACSP015503 e IACSP955094.”
Recentemente, o agricultor abriu ainda mais os horizontes da fazenda. Desenvolveu um sulcador de uma linha e, agora, além de produzir e comercializar MPBs, também prepara o solo, faz georreferenciamento da área e planta para os clientes, que ficarão apenas com a responsabilidade de manter a área irrigada até o pegamento das mudas.
Para o futuro próximo, Carque deseja expandir ainda mais seu negócio. O intuito é comercializar suas MPBs para todo o país. Para isso, integrará a quarta edição do Programa “+Cana”, uma iniciativa do IAC, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial (Coplana) e a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), cujo objetivo é levar a tecnologia desenvolvida nos principais centros de pesquisa e institutos de melhoramento genético do Brasil para a ponta da cadeia produtiva. “Ao final do programa, devo me tornar um polo produtor e passar a vender minhas mudas para canavicultores de todas as regiões do Brasil.”
Veja grátis mais informações na CanaOnline, a maior plataforma digital de notícias do setor sucroenergético. Entre no site www.canaonline.com.br , siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, GPlus. Baixe grátis o APP da CanaOnline e carregue as edições no celular.

